*Do portal Universia
Quando se é jovem e está começando algo – seja uma carreira ou um negócio – todos parecem ter uma opinião ou conselho para dar. Muitas vezes dizem que o fundamental é fazer network sem descanso, trabalhar até se tornar um “expert” no assunto e estar preparado para falhar. Mas nem sempre essas são as melhores orientações. Confira a seguir algumas dicas que todo jovem empreendedor deve conhecer:
SAIBA ESCOLHER AS SUAS BATALHAS
É normal querer abraçar o mundo, só não é possível. Saiba escolher desafios que realmente lhe trarão algum retorno e farão diferença no fim do dia. Conquistar algo apenas por conquistar não é esperto e, possivelmente, só trará problemas a longo prazo. Desafios são ótimos, mas saiba escolher os que valem mesmo a pena.
FLEXIBILIDADE É TUDO
Às vezes é difícil abrir mão de uma ideia, transformá-la ou até mesmo deixá-la de lado, mas é necessário e você precisa estar aberto a isso. Pessoas de sucesso sabem a hora de ouvir e aceitar a opinião dos outros. Saiba ser receptivo e aplicar aquilo que os outros sugerem – quando parecer algo positivo.
TODO MUNDO PRECISA DE AJUDA
Por melhor e mais capacitado que você seja, em algum momento você se sentirá perdido ou em dúvida e é para isso que serve a experiência. Muitos jovens enxergam pedir ajuda como algo negativo, que demonstra fraqueza ou pouco conhecimento, mas isso é um erro. Ter alguém mais experiente que oriente e aconselhe é, na verdade, um trunfo. Não tenha medo de perguntar e de pedir ajuda! Acredite, até as suas maiores inspirações fazem isso.
RELAXAR É PRECISO
Claro que você deve trabalhar e se esforçar, porém, o trabalho não pode ser o centro da sua vida. Encontrar maneiras de relaxar e se desconectar – mas se desconectar de verdade, sem ficar resolvendo coisas à distância – deve ser tão importante quanto conseguir clientes e atingir metas. Lembre-se do velho ditado: corpo são, mente sã. Só trabalho e nenhuma diversão… não dá, não é?