Duas equipes formadas por alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — tiveram projetos aprovados para serem apresentados no Demoday Kick Off 2024.2. Lucas Winicios e Julio Ferreira, alunos do 1º período, fazem parte desses times e vão mostrar seus trabalhos no evento, que acontece no dia 9 de dezembro, às 18h, no Cinema do Porto Digital. O Demoday Kick Off é uma etapa do programa Residência Onboard, promovido pelo Porto Digital.
O tema que norteia essa edição do Residência Onboard é “Tecnologia que impulsiona a cultura”. Na fase do Demoday Kick Off, os projetos dos 10 melhores squads das instituições de ensino superior parceiras do Porto Digital são selecionados para apresentar o projeto com base no tema central para uma banca avaliadora. A partir dessas apresentações, nasce a oportunidade de empresas conhecerem melhor as startups.
Importância do evento
O Prof. M.e. Arlindo Correia, coordenador do curso de ADS da Unit-PE, ressalta a importância dessa experiência para os estudantes, já que proporciona experiências práticas logo no começo do curso, além de desafiá-los a pensar de maneira criativa. “Posso citar alguns aspectos importantes, como desenvolvimento de soft skills, quando eles participam de um evento como esse. Oportunidades de trabalhar as habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e apresentação pública, que são cada vez mais demandadas no mercado de trabalho. Além da vivência real de projetos, de estarem em conexão com o ecossistema de inovação do Porto Digital e de serem estimulados à criatividade e à inovação”, pontua.
Culinária pernambucana
A gastronomia recifense é o foco do trabalho da equipe de Lucas, intitulado “Degusta Recife”. O estudante diz que o projeto visa valorizar a culinária da capital pernambucana. “Tem como objetivo resgatar a identidade e o protagonismo cultural de nossa cidade na gastronomia, valorizando nossa culinária, resgatando nossas tradições e proporcionando a verdadeira experiência gastronômica nordestina, incentivando as pessoas a saírem do digital e de fato visitarem os restaurantes ricos em tradições gastronômicas presentes em nossas periferias”, explica.
O estudante aponta a desvalorização e a falta de visibilidade digital dos restaurantes de áreas periféricas como um motor para a criação do projeto. Por isso, ele acredita que o “Degusta Recife” vai ajudar a mudar esse cenário. Na prática, o projeto se trata de um aplicativo que pretende estimular visitas e a divulgação desses restaurantes, através de missões. “Como exemplo, o usuário deverá visitar um restaurante cadastrado no aplicativo, tirar fotos dos pratos que degustou e publicar nas redes sociais marcando o restaurante, com a missão concluída. Os usuários vão receber pontos que podem ser trocados por recompensas, como vouchers de desconto e sobremesas gratuitas nos restaurantes”, detalha.
Cultura local
Já Júlio vai apresentar o projeto “PE+: Conectando Pernambuco a Você”, que foi pensado devido à desvalorização dos pequenos produtores culturais de Pernambuco, que acabam sendo ofuscados pela cultura de massa e não recebem o devido reconhecimento. Assim, ele explica que o projeto se trata de um aplicativo que “busca destacar a história e os contextos únicos de cada produção, promovendo experiências imersivas que valorizam a autenticidade cultural”. “Através de nossa ideia, buscamos sensibilizar os investidores para que reconheçam a importância dessa causa e contribuam para a preservação e valorização de nossa cultura, mantendo-a viva para as futuras gerações”, afirma.
“Além de permitir que os produtores compartilhem e eternizem seus conhecimentos através de oficinas e workshops, que podem ser adquiridos por meio de nossa plataforma, a aplicação inclui também uma loja online, em que é possível que os artistas comercializem seus produtos. Dessa forma, o projeto fortalece a economia criativa local de maneira consciente, promovendo o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio cultural de Pernambuco”, detalha. Para Júlio, a apresentação desse projeto no Demoday representa a concretização de todo o esforço e dedicação do squad.