ESTUDE NA UNIT
MENU

Aluna do curso de ADS da Unit-PE é contemplada pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional

A estudante, que realizou sonho de fazer intercâmbio, vai cursar um semestre em Portugal

às 14h59
Compartilhe:

Juliana Bispo, aluna do 4º período do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão —, iniciou um semestre de estudos em Portugal. Aprovada pelo Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), a estudante embarcou no dia 3 de fevereiro para o país europeu, onde vai ficar até agosto. Com muitas expectativas, Juliana acredita que a realização desse sonho pode trazer diversos frutos para a sua vida.

Neste primeiro semestre de 2025, a estudante vai estudar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico do Porto. Para ela, essa experiência significa a concretização de um plano antigo. “Sempre foi um desejo meu morar fora do país, e tendo a oportunidade de fazer isso enquanto estudo está sendo perfeito. Juntou o útil ao agradável. Nunca tive a oportunidade, e agora a Unit-PE me proporcionou a chance de realizar esse sonho”, conta.

Preparativos

Juliana participou da seleção do ProMAI e foi aprovada. Segundo ela, a sensação ao saber do resultado foi “incrível”. “Demorou para minha ficha cair, parecia algo bom demais para ser verdade. Mas, aos poucos, o sonho foi se tornando real a cada passo que eu dava. Primeiro, tirar o passaporte, depois, organizar toda documentação necessária, tirar o visto, comprar a passagem aérea e, enfim, estar aqui!”, comemora.

Juliana conta que a escolha por Portugal como país de destino se deu pelo fato de a língua ser a mesa. “Para mim, já era um desafio muito grande encarar o fato de sair de casa, sair de perto da minha família, dos meus amigos, o choque cultural (que eu já estou sentindo bastante). Então ter ainda que lidar com o desafio de outra língua parecia um pouco demais para a minha primeira experiência morando fora”, confessa. Mesmo assim, a aluna ainda não se acostumou com a diferença de sotaques. “Ao conversar com pessoas daqui, já sinto uma dificuldade em entendê-los, parecendo até mesmo outra língua”, comenta.

Projetos

Ainda no Brasil, Juliana desempenhou diversas atividades ao longo do curso de ADS, como a participação em projeto vencedor do REC’n’Play e no Hack Pela Inclusão. Devido a esse gosto por novidades, a jovem conta que tem grandes perspectivas para realizar outros projetos em Portugal. “As expectativas que tenho são as melhores, mas ainda não sei bem o que tenho de atividades disponíveis ao meu alcance”, admite.

Futuro

Além disso, Juliana também acredita que a experiência vai trazer vários pontos positivos. “De benefícios, acho que os maiores são as redes de contato que farei por aqui, as oportunidades que esse intercâmbio me abrirão, as chances que posso vir a ter no Brasil com um intercâmbio no meu currículo”, avalia. “Eu penso em ampliar meus horizontes, quem sabe um dia voltar para trabalhar aqui. Mas, caso não ocorra, tenho certeza de que um intercâmbio vai ser algo de grande peso a ser considerado no mercado de trabalho do Brasil quando eu voltar”, acrescenta.

Escolha pelo curso

Com formação em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Juliana decidiu fazer ADS como segunda graduação. “Fui motivada pela busca de novas oportunidades no mercado de trabalho e de aprender coisas novas, e essa transição de carreira tem me rendido bons frutos”, afirma.

Compartilhe: