ESTUDE NA UNIT
MENU

15 de outubro: Conheça a história do Dia do Professor

O profissional responsável por formar outros profissionais

às 13h04
Compartilhe:

“O educador se eterniza em cada ser que ele educa”, afirmava o saudoso Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira. E é verdade. Quem não tem um professor ou mais professores marcados na memória, mesmo depois de tanto tempo? Sejam eles da educação infantil, ensino médio ou universidade. O profissional responsável por formar outros profissionais, sem dúvidas, merece uma data em sua homenagem: 15 de outubro, o Dia do Professor.

Ainda em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I decretou o Ensino Elementar no Brasil. Um passo muito importante pois, neste momento, já foram discutidos pontos cruciais como disciplinas, salário dos professores e obrigatoriedade de escolas em todas as cidades do Brasil. Mas foi apenas em 1947 que aconteceu a primeira homenagem aos profissionais, vinda de um professor paulista: Salomão Becker – no mesmo dia 15 de outubro. A proposta era fazer uma confraternização entre professores e alunos, além de promover um dia de folga por conta do calendário letivo apertado que contava com apenas 10 dias de férias. A ideia se popularizou e, em 1963, a data foi instituída em todo o país como Dia do Professor – feriado escolar.  Essa data tem como principal objetivo homenagear os professores e reconhecer o seu papel tão importante e fundamental dentro da sociedade. 

Um exemplo recente da importância dos professores foi durante a pandemia da Covid-19, onde eles ganharam bastante destaque porque foram responsáveis por passarem seus conhecimentos de maneira online, um grande desafio, afinal, nem todos estavam familiarizados com tanta tecnologia.

Compartilhe: