ESTUDE NA UNIT
MENU

Uma aula diferente em Radiologia


às 13h50
Compartilhe:

Uma aula que fugiu do formato tradicional movimentou a turma do 2º período noite, da graduação em Radiologia, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT.

Com o objetivo de estudar o mundo das bactérias, fungos e vírus relacionados ao ambiente hospitalar, os estudantes literalmente colocaram a “mão na massa” e construíram seus próprios modelos de estudos em massa de modelar.

A iniciativa fez parte da disciplina de Microbiologia e Biossegurança, lecionada pela professora Evelyne Solidônio que falou sobre a realização da atividade. “Quando planejei a aula, pensei em algo que pudesse maximizar o aprendizado dos alunos e fugisse do tradicional, como datashow e assunto no quadro. Então trouxe uma metodologia ativa, fruto das últimas Jornadas Pedagógicas realizadas pela Facipe”, explicou.

De maneira geral, as metodologias ativas estão fundamentadas nos pilares do ensino construtivista, onde o aluno apropria-se do conhecimento através da construção participativa de competências, sem deixar de lado a bagagem de informações prévias, mediadas pelo professor que abandona o papel de ator principal e passa a facilitar às ações envolvidas no processo ensino-aprendizagem.

Ainda segundo a professora Evelyne Solidônio, o entusiasmo e a participação dos alunos são o segredo para que esse tipo ação aconteça, mas tudo depende da concepção e inovação do professor que precisa se reinventar a cada semestre. “Nesse ponto o professor é uma figura de alta relevância onde a tecnologia colabora para mundo mais autodidata”.

O método é responsável por aumentar a eficiência da aprendizagem e atualmente está presente nas aulas das graduações da UNIT, principalmente pela adoção da metodologia do Ensino por Competências.

Compartilhe: