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Estudantes apresentam pesquisa em congresso científico de Enfermagem


às 12h08
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A eficácia da atuação profissional do enfermeiro, conciliando teoria e prática, como líder e incentivador da equipe de atendimento, reunindo habilidades voltadas a um único intuito, o bem-estar do paciente.

Estas características foram objeto de uma pesquisa desenvolvida pelas alunas do 7º período, de Enfermagem, Jôzy Ribeiro e Izabelita Cabral, sob à orientação da professora e coordenadora, Karla Romana, apresentada durante o 1º Congresso Nacional Científico dos Enfermeiros – CONCE.
O evento ocorreu dentro da feira Hospitalmed, no Centro de Convenções, organizando uma programação científica com palestras, seminários, mesas redondas e workshops.

Intitulada “Atuação do enfermeiro na acreditação hospitalar”, a pesquisa das estudantes foi apresentada em formato banner, trazendo a tona um debate sobre o reconhecimento, qualificação e a valorização do enfermeiro, como forma de propiciar a “acreditação hospitalar” ao centro médico onde atua.
“A ideia de produzir algo sobre o tema partiu da nossa coordenadora Karla Romana, e em parceria decidimos iniciar a pesquisa para apresentar durante o congresso”, contou Izabelita Cabral.

Com relação à escolha do tema, Jôzy Ribeiro salientou que “a pesquisa focou na humanização do atendimento não só no aspecto profissional, com melhores condições de trabalho, mas também para o paciente, na qualidade do atendimento e preocupação com a melhora geral no estado de saúde”.
A acreditação é um programa de educação continuada, em que toda prestadora de serviços de saúde avalia de forma periódica a rede hospitalar, quanto aos aspectos socioeconômicos e estruturais.

Em outras palavras, é um processo que formaliza procedimentos administrativos e disciplina as atividades pertinentes dos profissionais de saúde. O interesse primordial é com aqueles que atuam na enfermagem, que devem atuar como coordenadores em uma equipe de trabalho, mas também se integralizando com médicos, assistentes sociais, e com os demais setores que fazem parte da administração.

Organização Nacional de Acreditação (ONA) – Uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

Utiliza uma metodologia reconhecida pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), associação parceria da OMS, que conta com representantes de instituições acadêmicas e de saúde em mais de 100 países, com o objetivo de promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços, e aprimorar a qualidade assistencial no país.

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