ESTUDE NA UNIT
MENU

Enfermagem conquista 3 estrelas pelo Guia do Estudante


às 12h31
Compartilhe:

O curso de Enfermagem, da Faculdade Integrada de Pernambuco, acaba de ser referendado com 3 estrelas, segundo estudo realizado e divulgado pelo Guia do Estudante, em sua edição especial GE Profissões Vestibular 2016.

A publicação chega às bancas a partir de outubro, e avalia cursos universitários em todo o país, emitindo conceitos que variam de 1 a 5, segundo critérios como: projeto pedagógico, mestres e doutores, produção científica, extensão, incentivo à formação docente e discente, internacionalização, mercado de trabalho e infraestrutura.

A graduação em Enfermagem, na UNIT, teve a implantação autorizada pelo MEC em 2009, resultando na primeira turma de formandos no ano de 2013. Com uma carga horária total de 4640 horas e duração de cinco anos, o curso tem a coordenação da professora Karla Romana.

Segundo a mestra, o resultado apresentado comprova o investimento na estruturação e capacitação dos estudantes. “Em nosso curso, os alunos têm a disposição laboratórios modernos que simulam em detalhes os existentes em hospitais, como o de Primeiros Socorros, Infectologia e Bloco Cirúrgico, possibilitando uma formação mais ampla e construindo diferenciais que o mercado de trabalho exige”, explicou.

Além dos equipamentos voltados ao aprendizado, outra boa aposta da coordenação do curso é a realização de eventos, que tem não somente o intuito de congregar, mas também discutir sobre temas relevantes a profissão.

“Durante o ano, temos o nosso encontro mais importante, a Semana de Enfermagem, onde trazemos órgãos representativos como o COREN e ABEn, para fomentar o debate sobre a profissão. Porém, também organizamos a Jornada de Formação, o Ciclo de Discussões e o Café Científico, com caráter de estímulo à produção científica e extensão”, salientou Karla Romana.

E por falar em extensão, um projeto tem movimentado alunos e alunas de Enfermagem, com ações de bem-estar e saúde voltadas à comunidade, o UNIT Cuidar.

Segundo a coordenadora de estágios em Enfermagem, professora Andrea Rosane, a iniciativa tem o propósito de quebrar barreiras e levantar a bandeira da preocupação com saúde.

“Já realizamos eventos em parques públicos e na praia, e sempre temos uma boa receptividade por parte do público. Ao oferecer serviços de aferição de pressão, glicose, índice corporal e orientações sobre alimentação, incentivamos que os estudantes tenham contato com a comunidade, trazendo benefícios mútuos a todos”, detalhou.

E uma das últimas novidades é a criação de um canal direto de informações entre alunos e professores do curso, um blog intitulado “Se ligue na Enfermagem”.

Levado ao ar pelos professores Natália Lefosse e Valdemir França, o site tem conteúdo voltado aos assuntos de sala de aula, mas fala também sobre Enade, dicas sobre eventos e produção científica.

Atualmente, a graduação em Enfermagem, na UNIT, possui 9 turmas (nos turnos manhã e noite), que totalizam cerca de 250 alunos, que estudam na Unidade de Ciências da Saúde, localizada na Avenida Caxangá.

Compartilhe: