Apresentação

O Sistema Integrado de Bibliotecas do Grupo Tiradentes – SIB, órgão vinculado à Superintendência Acadêmica, tem por finalidade oferecer suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão e destina-se ao corpo docente, discente, funcionários, ex-alunos e comunidade em geral.

O Grupo Tiradentes tem 51 bibliotecas instaladas em suas unidades de ensino, Núcleos de pesquisas dos diversos campi. Essas bibliotecas compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas SIB.

O SIB gerencia o Banco de Dados Bibliográficos da Sociedade de Educação Tiradentes, que registra os acervos das 51 bibliotecas do sistema, além de sua produção científica e de teses/dissertações defendidas na Unit, Unit/AL e Unit/PE.

Através do Pergamum é possível a consulta simultânea em todas as bibliotecas da Universidade, ou pelo catálogo específico de cada biblioteca. Assim, o usuário é capaz de ter acesso às informações sobre qualquer item do acervo, e também, ao texto completo quando disponível.
A partir do Magister os usuários tem acesso têm acesso a Biblioteca Virtual composta dos periódicos eletrônicos e livros eletrônicos (e-books) em texto completo.

Para o acesso aos serviços das bibliotecas é imprescindível que o usuário esteja de posse da sua carteira institucional (estudantil ou funcional) e com senha, a qual é de uso pessoal e intransferível. Para acesso ao acervo o usuário deverá deixar os seus pertences no guarda volume.

MISSÃO

Disponibilizar a informação em seus diferentes suportes, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus usuários.

POLÍTICAS

O SIB – Sistema Integrado de Bibliotecas é responsável pelo estabelecimento de normas e diretrizes para a aplicação de recursos orçamentários na aquisição de material bibliográfico e não bibliográfico.

Nele, são definidas e aplicadas as políticas de pessoal técnico, treinamento e desenvolvimento profissional.

Contudo nossa política é gerar condições favoráveis para o desenvolvimento dos acervos informacionais, como suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão; incorporar novas tecnologias para a implementação ou reestruturação dos serviços de informação; definir critérios, regras e normas para a criação de novas Bibliotecas, Centros de Documentação, Centros Referenciais ou quaisquer outras unidades informacionais que tenham por objetivo a coleta, organização, processamento e disseminação de serviços de informação científica – tecnológica em qualquer meio de transmissão e definir políticas para programas prioritários na área de atuação do Sistema de Bibliotecas e Informação.

POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO

Criar mecanismos de atendimento ao usuário através da consolidação de Serviço de Referência descentralizado, cobrindo áreas diversas do conhecimento; estimular o uso de recursos informacionais existentes no âmbito da instituição, facilitando o acesso dos usuários aos novos meios de comunicação em redes locais e remotas.

POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA A ÁREA DE INFORMAÇÃO

Organizar, em conjunto com outras unidades da Instituição ou instituições externas de comprovada competência na área, cursos, palestras, seminários, objetivando treinamento ou reciclagem de conhecimentos dos recursos humanos do Sistema de Bibliotecas face às novas tendências do mercado de oferta de informação.

Incentivar a participação dos recursos humanos do Sistema de Bibliotecas em eventos relativos à área informacional.

POLÍTICA DE AUTOMAÇÃO DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS

Modernizar a estrutura dos serviços informacionais, incorporando novas tecnologias de informação; implantar sistema de gerenciamento automatizado de bibliotecas visando à automação dos serviços de catalogação, circulação e empréstimo estatísticos e consulta através de acesso local e remoto, indexação de periódicos e entrega de documentos.

POLÍTICA DE EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO DO ACERVO

A política de atualização do acervo do Sistema Integrado de Bibliotecas Tiradentes está alicerçada na verificação semestral da bibliografia constante dos Planos de Ensino e na avaliação da demanda por parte dos estudantes, visando atender satisfatoriamente a proposta pedagógica dos cursos. A Instituição disponibiliza verba para investimento ampliação e atualização do acervo, de acordo com o planejamento Pedagógico dos cursos de Graduação, Pós- graduação e Projetos de pesquisa.

INFORMATIZAÇÃO DO ACERVO E SERVIÇOS

Todas as Bibliotecas estão integradas e utilizam Tecnologia de Informações e Comunicação através do Sistema Pergamum, que gerencia todos os serviços das Bibliotecas da rede. O Pergamum maximiza o atendimento aos usuários e contempla as principais funções de uma biblioteca, funcionando de forma integrada da aquisição ao empréstimo.

Pretende-se com esta prática facilitar o acesso online principalmente como forma de incentivo a pesquisa dentro e fora da Faculdade.