ESTUDE NA UNIT
MENU

Ciclo de Palestras Jurídicas

Iniciativa tem início neste sábado (27), a partir das 9h, com a primeira palestra sobre tema Direito Ambiental, ministrada pela professora Clarissa Marques

às 14h56
Profa. Clarissa Marques vai analisar o
Profa. Clarissa Marques vai analisar o "Caso Mariana", no Ciclo de Palestras
Compartilhe:

No dia 5 de novembro de 2015, a cidade histórica de Mariana, que fez parte da Estrada Real criada ainda no século XVII, foi o cenário do maior desastre ambiental da História do Brasil, de acordo com o Ibama.

Por volta das 16h, a barragem de Fundão, da mineradora Samarco, se rompeu, provocando o vazamento de 62 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de minério, matando 19 pessoas (entre moradores e funcionários da empresa), destruindo centenas de imóveis e deixando milhares de pessoas desabrigadas.

O vazamento, considerado o maior de todos os tempos em volume de material despejado por barragens de rejeitos de mineração provocou também a poluição do Rio Doce e danos ambientais que se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia.

Ao todo, 39 cidades foram afetadas e 11 toneladas de peixes foram mortos. Devido à extensa área atingida, a fauna e a flora do Rio Doce ficaram ainda mais vulneráveis: ecossistemas e espécies que já eram ameaçadas por atividades predatórias e impactos da indústria, agricultura e mineração, passaram a correr sério risco de extinção.

Se você quer saber mais sobre as implicações jurídicas do desastre ambiental, em Mariana, não perca o primeiro encontro do Ciclo de Palestras Jurídicas, da UNIT.

Na oportunidade, a doutora em Direito, e professora da UNIT, Clarissa Marques vai analisar a responsabilidade penal de um dos maiores crimes ambientais do Brasil.

Inscreva-se no link: http://eventos.pe.unit.br/ciclo-juridico/ e não perca essa chance!! Chame seus amigos e participe!!!

Compartilhe: