Estudantes do 3º período da graduação em Estética e Cosmética, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT vêm aprendendo na prática umas das técnicas mais utilizadas por quem lida profissionalmente com corte de cabelos: o visagismo.
Conhecida como a arte de criar uma imagem pessoal personalizada, baseada no princípio de que o rosto deve expressar quem a pessoa é, com harmonia e estética, além de revelar suas qualidades, o visagismo ressalta as características físicas e psicológicas da pessoa.
Na atividade, realizada no laboratório de práticas, as futuras esteticistas visualizaram in loco, procedimentos de análise dos fios de cabelos, do formato do rosto e tipos de desenhos do corte a serem realizados.
E para complementar a aula, colaboradores da Unidade Saúde, da Caxangá, foram modelos voluntários para receber novos cortes de cabelos, realizados totalmente de forma gratuita.
“Ao aprender na prática, nossas alunas constituem diferenciais que serão fundamentais em um mercado de trabalho bastante concorrido. Essa é uma das características do curso de Estética e Cosmética, da UNIT, o primeiro do estado a formar profissionais atuantes na área”, salientou a coordenadora profa. Ivanacha Carneiro.
O visagismo existe desde a década de 1930, criado pelo francês Fernand Aubry, mas foi introduzido no Brasil somente em 2002, quando o artista plástico Philip Hallawell lançou o livro “Visagismo – Harmonia e Estética”. Antes disso, a ideia de criar uma imagem personalizada baseada na identidade do cliente ainda não era difundida nos salões de beleza, mas rapidamente conquistou adeptos.