ESTUDE NA UNIT
MENU

Guia do Estudante

Coordenadores de cursos passam por treinamento sobre avaliação de cursos da publicação

às 19h40
O encontro ministrado pelo diretor de redação da revista, Fábio Volpe, teve o intuito de apresentar aos gestores acadêmicos, as novidades nos métodos de análise e apreciação de graduações de nível superior
Compartilhe:

Uma das mais importantes publicações voltadas à avaliação de cursos superiores, o Guia do Estudante, da Editora Abril, foi alvo de uma capacitação voltada aos coordenadores de cursos da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT.

O encontro ministrado pelo diretor de redação da revista, Fábio Volpe, teve o intuito de apresentar aos gestores acadêmicos, as novidades nos métodos de análise e apreciação de graduações de nível superior.

A avaliação de cursos do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Eles emitem conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Realizada anualmente, a avaliação desenrola-se no decorrer de nove meses. São cinco etapas básicas: atualização de dados das instituições; definição de cursos que serão avaliados; preenchimento do formulário; pesquisa de opinião com os pareceristas e atribuição dos conceitos.

Em 2016, em sua 26ª edição, a tradicional avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante mediu a qualidade de 13,4 mil graduações e elegeu os 6,9 mil melhores cursos.

As alterações propiciaram uma avaliação mais criteriosa por parte dos pareceristas (que analisam cada curso sob três importantes aspectos), um conceito final mais sólido (que incorpora o histórico de avaliação dos últimos três anos) e uma classificação nas faixas de estrelas mais precisa, já que o resultado de um determinado curso é considerado em relação ao desempenho da média.

Compartilhe: