ESTUDE NA UNIT
MENU

Oficina aborda reutilização de materiais descartados

Atividade faz parte do Programa Conduta Consciente, bandeira ambiental do Grupo Tiradentes

às 17h29
Uma manhã voltada a aprender como reaproveitar materiais descartados e destiná-los a novos usos. Este foi o objetivo da oficina de reutilização, que reuniu estudantes e colaboradores na Unidade Madalena
Compartilhe:

Uma manhã voltada a aprender como reaproveitar materiais descartados e destiná-los a novos usos. Este foi o objetivo da oficina de reutilização, que reuniu estudantes e colaboradores na Unidade Madalena.

O encontro promovido pelo Programa Conduta Consciente, sob a coordenação da professora Luciana Rodrigues, da Unit-SE, contou com a participação do fundador da empresa ECOHUS Ambientes Ecológicos, Rafael Vaisman, que juntos uniram conhecimentos para ensinar aos participantes como fabricar móveis sustentáveis, feitos com pallets de madeira.

Porém, antes de colocar a “mão na massa”, os aprendizes conheceram um pouco sobre o Conduta Consciente, bandeira ambiental do Grupo Tiradentes, que estimula a prática de iniciativas sustentáveis nas instituições de ensino.

Na apresentação, a coordenadora do projeto, professora Luciana Rodrigues, detalhou as ações, objetivos e o compromisso ambiental do programa.

Em seguida, foi a vez da ECOHUS, criada em 2013, com o objetivo de desenvolver projetos e produtos que unem o bem-estar pessoal e natural, conectando uma produção sustentável a um design global.

Baseada no tripé “beleza, qualidade e respeito ao meio ambiente”, a empresa utiliza conceitos atuais no segmento da construção civil e arquitetura, a partir da produção de materiais reciclados.

Segundo Rafael Vaisman, a fabricação de itens com reutilização apresenta uma série de vantagens “como maior vida útil, menor consumo de energia ao longo do processo de produção, resistência e boa relação custo x benefício aos móveis de produção convencional”.

No ponto alto da oficina, os participantes trataram os pallets com verniz e iniciaram o processo de transformação em jardineiras, material que servirá de decoração nos diversos espaços da UNIT.

Compartilhe: