Alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e de Ciências da Computação do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — receberam, no dia 13 de fevereiro, a visita de uma equipe do Porto Digital. Como fruto dessa parceria, os estudantes vão participar do Programa de Residência 2025.1. A iniciativa tem o objetivo de proporcionar uma imersão prática e inovadora para os estudantes. Esse é um importante passo para a formação desses futuros profissionais.
O programa
Alunos dos 2º, 3º, 4º e 5º períodos dos cursos de tecnologia da Unit-PE, do turno da manhã, tiveram a oportunidade de ter esse encontro com os representantes do Porto Digital. Nele, os estudantes foram apresentados ao programa de residência, que visa à integração do conhecimento acadêmico com práticas do ecossistema de inovação das empresas do Porto Digital. A visita marcou o compromisso da Unit-PE, e também do Porto Digital, com a formação educacional e tecnológica desses estudantes, além de permitir uma maior aproximação com o mercado de trabalho.
Dentre os representantes do Porto Digital presentes na visita aos alunos da Unit-PE estava Bárbara Rodrigues, Supervisora de Programas de Educação do Porto Digital e responsável pela apresentação da residência aos estudantes. Luana Alves, Analista de Inovação do Porto Digital, também participou do encontro, destacando a importância da parceria para o desenvolvimento profissional dos alunos. Já Victor Souza, que é representante da Coordenação Acadêmica do Porto Digital, forneceu detalhes sobre o funcionamento e também sobre os benefícios do programa.
Sobre a residência
A Residência Tecnológica do Porto Digital é um programa de formação de profissionais para trabalhar na área de tecnologia. Por meio dessa iniciativa, os estudantes ficam mais próximos do mercado de trabalho, através de uma imersão prática com desafios reais, lançados pelas empresas participantes com o acompanhamento do Porto. Hoje, a Residência conta com mais de 100 empresas parceiras. Além do Recife, o programa também é realizado em Aracaju e em Brasília.