ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudantes da Unit-PE realizam mostra de atividades extensionistas

As apresentações fazem parte da programação da primeira Semana de Pesquisa da instituição

às 14h40
Compartilhe:

A primeira Semana de Pesquisa (SEMPESq) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — teve início no dia 18 de novembro e vai até o dia 29. Durante o evento, os alunos apresentam mostras de atividades extensionistas e também Práticas Inovadoras em Projetos de Extensão (PIPEX). No dia 28 de novembro, alunos de cursos como Odontologia e Enfermagem realizaram suas apresentações de mostras de atividades extensionistas, com diversos projetos que levaram os conhecimentos teóricos para a prática, junto à comunidade.

Amamentação

Uma das estudantes a apresentar seu projeto foi Denise Moraes, do 5º período de Enfermagem. A atividade extensionista da aluna, que se chama “Explorando a maternidade”, era voltada para informar mulheres gestantes e lactantes sobre o ato da amamentação. “Existem muitos mitos que atrapalham no processo de tratamento, tanto do bebê quanto do cuidar também. Nossa professora, Carla Romana, deu a orientação sobre uma pequena palestra de como amamentar, como segurar o bebê e também como agir, porque não é todo o choro que é necessário a mãe estar inspecionando. Ela tem que ter aquela força de criar o seu bebê, não ter medo, porque é um ato de experiência e de aprender a conviver com o bebê também”, explica Denise.

Higiene oral de crianças

Matheus Martins, estudantes do 8º período de Odontologia, também apresentou seu trabalho, intitulado “Análise dos hábitos de higiene oral em crianças”, que teve o objetivo de levar higiene bucal para crianças, principalmente em locais de vulnerabilidade social. “Nós fomos a uma comunidade chamada Córrego da Calma, e percebemos que as crianças entre 2 e 12 anos têm bastante dificuldade em escovação, não tem nenhuma orientação. Então a gente levou panfletos, palestras, teatrinhos, para eles aprenderem de forma lúdica como ter uma higiene adequada, e também ensinar isso para os pais, para eles passarem para as crianças”, detalha.

Benefícios das atividades extensionistas

Os dois alunos consideram que essas experiências extensionistas tiveram uma grande importância para a formação profissional, devido à humanização. “Agregou muito na convivência entre colegas de cursos diferentes, e também a convivência no grupo, em sociedade, isso foi uma experiência muito incrível”, avalia Denise. “Contribuiu muito para o lado humanizado da gente. Como a gente sempre tem que ajudar o próximo, ver a dificuldade do outro, sempre ter empatia, então isso agrega muito como profissional e no nosso lado humano”, comenta Matheus.

A Profª Dra. Andréa Rosane, coordenadora do curso de Enfermagem da Unit-PE e orientadora de alguns dos trabalhos de extensão, também considera essas atividades como benéficas para os estudantes. “É justamente a interação do estudante com o campo prático, em que a gente consegue, de fato, que eles reconheçam as realidades, que não fiquem só em sala de aula. Ou seja, é aquela educação na prática mesmo, aquela prática da mão na massa, para eles aprenderem também com esse desenvolvimento de competências e habilidades para trabalhar com o público, mais concentração. Eles veem a necessidade de aprofundar conhecimentos, além do networking, em que eles conhecem as pessoas”, pontua.

Compartilhe: