ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE promove oficina preparatória para integrantes do Projeto Rondon

Evento contribui para o desempenho do grupo de alunos e professores rondonistas

às 15h57
Compartilhe:

No dia 18 de junho, a Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) — localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão — vai promover uma oficina preparatória com o tema “Patrimônios em jogo: Inventário de Bens Culturais” para os alunos e professores da instituição envolvidos no Projeto Rondon. O encontro vai acontecer na biblioteca da Unit-PE, das 16h às 19h, e reunirá dois professores e oito estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Enfermagem, Odontologia e Psicologia, mas é aberto também a quem não está envolvido no Projeto. A oficina integra um conjunto de ações que serão desenvolvidas pelos dez rondonistas, que inclui outros 12 encontros. 

Mário Gouveia, coordenador da COPEX e idealizador da oficina, explica que ela foi criada há 12 anos, quando atuava na Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) como parte de um projeto para sensibilizar a população acerca da valorização dos bens culturais. “Os sujeitos precisam observar criticamente a sua realidade, o seu cotidiano, as suas crenças, os seus fazeres, as suas festas e celebrações e valorizá-las. Valorizando o seu cotidiano, a sua cultura como algo diretamente relacionado ao seu pertencimento na perspectiva da identidade cultural, essas pessoas conseguem construir mais solidamente suas relações, desenvolver e despertar esse olhar para a preservação da cultura e do patrimônio”, detalha.

Importância da oficina

A oficina, que terá um fio condutor teórico baseado em discussões sobre a preservação da cultura, será útil para os rondonistas. O grupo de oito alunos e dois professores vai estar, entre os dias 3 e 20 de julho, na Operação Velho Chico, do Projeto Rondon, na cidade de Terra Nova, no sertão pernambucano. Lá, os rondonistas vão replicar os ensinamentos da oficina visando reforçar a identidade cultural da comunidade. “A oficina vai tratar desse percurso, de toda a construção teórica, o diálogo com autores diversos, com pesquisadores que tratam das questões do patrimônio, da história do estado de Pernambuco e das cidades, e vai passar por um momento também de exposição de alguns artefatos”, acrescenta Mário.

O coordenador da COPEX também diz que o evento contará com a presença de convidados, para agregar ainda mais à oficina. “Pretendemos convidar um grupo de escritores com quem temos contato, que se reúne periodicamente aqui na biblioteca para participar dessa ação. Pretendemos convidar também a dona Sônia Freire, a filha do Gilberto Freire”, ele diz. Dentre os já confirmados, estão Rachel Carrilho, Riverdes Falcão, Telma Brilhante e Marcos Xêpa.

Projeto Rondon

O Projeto Rondon é uma ação interministerial organizada pelo Ministério da Defesa, que tem como objetivo desenvolver a cidadania nos estudantes universitários, empregar soluções sustentáveis para a inclusão social e reduzir desigualdades regionais, visando ao fortalecimento da Soberania Nacional. Dentre os intuitos do projeto, está o estímulo do senso de responsabilidade social nos estudantes de ensino superior, contribuindo para a sua formação como cidadãos e integrando-os ao processo de desenvolvimento nacional.

Compartilhe: