ESTUDE NA UNIT
MENU

Blockchain é o futuro da Inteligência Artificial?

Professor de Tecnologia da Unit-PE fala sobre o assunto

às 14h38
Flávio Secco - professor dos cursos de tecnologia da Unit-PE
Compartilhe:

A tecnologia Blockchain nada mais é do que uma estrutura de dados que permite a criação e manutenção de um registro digital de transações de forma segura, transparente e descentralizada, funcionando como um banco de dados distribuído que armazena informações em blocos interconectados. Cada bloco contém uma lista de transações, em ordem cronológica, formando uma cadeia de blocos. 

Para Flávio Secco, professor dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e de Ciência da Computação do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão, a tecnologia Blockchain funciona como um caderno digital que armazena cada nova transação ou informação criada. “Sempre que uma modificação é feita, uma cópia desse caderno é distribuída para que todas as pessoas que fazem parte da cadeia saibam o que aconteceu”, acrescenta. 

Com isso, nos últimos anos, a convergência entre Blockchain e Inteligência Artificial (IA) tem despertado grande interesse e especulação sobre o potencial impacto dessas tecnologias combinadas. Enquanto a primeira oferece segurança, transparência e descentralização, a segunda traz capacidades de análise e aprendizado avançadas. Juntas, elas prometem revolucionar diversos setores, desde Finanças até Saúde e Logística. 

“Por exemplo, no que diz respeito à privacidade dos dados na saúde, a IA pode ser utilizada na criptografia e no anonimato das informações. Para a segurança de transações e de dados financeiros via Blockchain já é utilizada a IA na identificação de padrões de comportamento suspeito ou fraudes. Esse sistema de compartilhamento em cadeia também já é utilizado no treinamento de novos modelos IA, de modo descentralizado”, explica Flávio Secco.

Além disso, a transparência proporcionada pelo Blockchain pode ajudar a tornar os processos de tomada de decisão da IA mais compreensíveis e auditáveis, podendo rastrear como os modelos de IA foram treinados e quais dados foram utilizados, aumentando a confiança e a responsabilidade em seu uso. Outro benefício da combinação de Blockchain e IA é a automatização de processos em diversas áreas, desde contratos inteligentes até gerenciamento de cadeias de fornecimento, resultando em maior eficiência operacional e redução de custos, além de liberar recursos humanos para tarefas mais estratégicas e criativas.

Diante disso, Blockchain seria o futuro da Inteligência Artificial? 

Embora a interseção entre Blockchain e Inteligência Artificial prometa avanços significativos em diversos campos, é importante reconhecer que ela não é uma solução única para todos os desafios da IA. “O que estamos observando é que as duas tecnologias tem se apropriado cada vez mais dos benefícios uma da outra. No lado da IA, eu diria que esse treinamento descentralizado e colaborativo (proporcionado pelo Blockchain) é bastante promissor, entretanto ainda esbarra em diversas barreiras de comunicação, eficiência energética e principalmente regulatórias e éticas”, afirma o profissional. 

Ele explica que, embora o Blockchain possa desempenhar um papel importante no futuro da Inteligência Artificial, ele é apenas uma peça do quebra-cabeça e seu sucesso dependerá da colaboração e integração com outras tecnologias e abordagens inovadoras.

Compartilhe: