A liderança, dentro do ambiente corporativo, acontece quando um indivíduo, em geral em uma posição superior na hierarquia, tem a capacidade de guiar, motivar e influenciar os colegas em busca de concluir os seus objetivos e desenvolver suas habilidades. Um bom líder sempre está perto de sua equipe, acompanhando o processo de cada um, mas deixando espaço para que as pessoas possam aprender e evoluir por si próprias, respeitando os seus limites e o seu tempo. “Uma boa liderança vai ajudar os funcionários na motivação e também a serem mais engajados, auxilia a chegar em objetivos, ou fazer com que a empresa atinja resultados incríveis”, afirma Andréa Biazatti, professora do curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE).
A figura do líder, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vista como autoritária. A liderança deve inspirar respeito e comprometimento por parte dos colegas, o que contribui para o bem-estar do ambiente de trabalho, assim como para a manutenção do posto do líder. Andréa ressalta que o líder deve ser visto como uma figura a ser seguida e que, através dos diferentes papéis que desempenha, ajuda os funcionários. Uma habilidade importante para um líder é a adaptabilidade. Cada equipe vai ser diferente uma da outra, já que seus componentes são diferentes. Por isso, quem está na liderança deve conhecer o seu time e saber quais são seus pontos fortes e fracos, assim como também os seus limites e necessidades. A depender do contexto, o líder também vai precisar se adaptar a diferentes situações para poder liderar com qualidade.
Um dos papéis mais importantes de um líder é a capacidade de manter o grupo uniforme. Segundo Andréa, um dos papéis de uma figura de liderança é justamente estabelecer metas. É comum que, dentro de uma mesma equipe, haja pessoas que desempenham funções diferentes, ou tenham tempos distintos para a realização de uma tarefa. Nesses casos, o líder precisa garantir que todos tenham consciência das suas respectivas funções dentro do todo e que possam cumpri-las com qualidade dentro do prazo estipulado. Para isso, o líder precisa ter uma visão muito clara das demandas necessárias e do objetivo final, para manter toda a equipe alinhada e em sintonia. “Quando esse papel é executado de maneira correta, temos equipes eficientes, melhores resultados financeiros, melhora a cultura organizacional, e também a comunicação entre os funcionários se torna mais efetiva e assertiva”, explica a especialista.
Andréa também afirma que existem tipos de liderança, e que um bom líder agrega diferentes aspectos desses diferentes tipos de líder. “Uma liderança democrática, por exemplo, conta com a participação de todos na solução de problemas e até na tomada de decisão”, acrescenta. Caso haja conflitos entre colegas, por exemplo, o líder vai desempenhar um papel fundamental de apaziguador e reconciliador. É importante entender bem a situação para que se possa resolvê-la da melhor maneira possível para todos os envolvidos, inclusive para a equipe e para a empresa, em prol da conclusão satisfatória da atividade.
Esse tipo é diferente de um líder autocrático, que não dá espaço para os liderados participarem de debates ou contribuir com sugestões. “Isso é normal. Às vezes, o líder precisa ser mais efetivo, ou a decisão cabe apenas a ele”, explica Andréa. Ela afirma ainda, por outro lado, que um líder autoritário pode acabar tolhendo as opiniões da equipe, o que pode gerar insatisfação. O líder também precisa deixar a equipe caminhar um pouco sozinha em determinados momentos, ou fazer com que a liderança seja conduzida de maneira mais amena.