ESTUDE NA UNIT
MENU

O que é a pitiríase?

Possui três variações e pode afetar o corpo de formas diferentes

às 14h12
Compartilhe:

Manchas avermelhadas ou rosadas, coceira, ressecamento e descamação no local afetado. Estes são alguns dos principais sintomas de uma doença dermatológica conhecida como pitiríase, que possui três variações e pode afetar o corpo de formas diferentes.

As causas da doença ainda são desconhecidas mas, acredita-se, que estejam relacionadas à infecções virais da família do herpesvírus humano. A pitiríase pode se manifestar como rósea, alba e versicolor. Na primeira, a principal característica é o surgimento de uma lesão única, chamada de placa-mãe ou mestra, normalmente de formato arredondado e coloração rosada, que depois se espalha pelo corpo com lesões menores. Já a pitiríase alba é caracterizada por manchas brancas e ressecamento da pele, atingindo, normalmente, pessoas alérgicas. No caso da versicolor, as manchas são amareladas ou castanhas, sendo essa variação conhecida popularmente como “pano branco”.

Os tratamentos variam de acordo com cada caso, mas as recomendações são de utilizar hidratantes e filtros solares, além de cremes e pomadas com corticoides, medicamentos antifúngicos ou antihistamínicos. Normalmente, as lesões desaparecem com o passar do tempo – em até 3 meses.

Compartilhe: