ESTUDE NA UNIT
MENU

Qual a origem do forró em Pernambuco?

Acredita-se que tenha surgido em 1930

às 20h54
Compartilhe:

Falar de São João sem falar do forró é impossível. Um dos ritmos mais famosos e queridos no Nordeste, faz sucesso durante o ano inteiro, mas ganha destaque no mês de junho. O famoso “dois pra lá, dois pra cá”, em suas mais diversas variações, arrasta verdadeiras multidões apaixonadas pelo ritmo e dança. Mas, quando será que o forró surgiu aqui em Pernambuco?

Acredita-se que em meados de 1930 ele tenha se originado no Nordeste, com influências de bailes populares no século 19, conhecidos como forrobodó. Entretanto, em Pernambuco, sua popularização teve início em 1950, através do saudoso Luiz Gonzaga, que gravou a música “Forró de Mané Vito” em parceria com Zé Dantas, ainda em 1949. 

O uso de instrumentos como zabumba, triângulo e sanfona, junto às temáticas que Luiz Gonzaga cantava e a própria migração de nordestinos para o Sudeste, fez com que o ritmo fosse ganhando cada vez mais espaço no país. Além disso, é importante ressaltar que, ao passar dos anos, o forró foi ganhando contribuições do xote, do xaxado e do baião, bem como de outros instrumentos musicais.

Compartilhe: