A macaxeira é uma das raízes mais famosas de Pernambuco. Sua utilização na culinária é extremamente versátil, vai desde o seu cozimento até o uso como matéria-prima para bolos e outras receitas. Além disso, ela é facilmente encontrada em feiras livres, supermercados e tem um preço acessível. E se você acha que os benefícios da macaxeira acabam aí, está enganado, ela ainda faz muito bem à saúde.
Um dos destaques da raiz é o auxílio no funcionamento do intestino, além de facilitar a digestão, ela ainda é capaz de ajudar na absorção dos nutrientes. Por falar em nutrientes, na composição da macaxeira existem potássio, fibras, ferro, zinco, vitamina C e outros, que possuem propriedades capazes de combater a anemia, fortalecer o sistema imunológico, promover o bom funcionamento do sistema cardiovascular, ajudar a controlar a diabetes e, ainda, os carboidratos promovem mais energia e disposição – por isso ela faz parte de tantas dietas e é um ótimo alimento para ser consumido antes dos treinos.
Como consumir?
Uma das formas mais comuns de se consumir a macaxeira é cozida, acompanhada por carnes, ovos ou saladas. Além disso, suas versões frita, assada e em chips também caíram no gosto popular, seja para petiscar ou mesmo compor receitas.
Os doces, como o bolo de macaxeira, também são muito famosos e fazem parte do cardápio de diversos estabelecimentos, assim como as sopas e escondidinhos.