ESTUDE NA UNIT
MENU

Albinismo: entenda a condição

É necessário tomar algumas medidas para prevenir complicações

às 14h05
Compartilhe:

A melanina é uma proteína importante, de cor marrom, presente no nosso organismo, que tem como função pigmentar os olhos, pele, cabelos e outros, além de proteger contra os raios ultravioleta. Entretanto, em algumas pessoas, a produção de melanina é reduzida ou inexistente, caracterizando o albinismo.

O albinismo se trata de uma condição genética onde os portadores apresentam a pele muito branca, olhos claros e os pelos do corpo também muito claros. É necessário que essas pessoas tomem uma série de cuidados para evitar queimaduras de sol, câncer de pele e, até mesmo, a cegueira, afinal, não possuem a camada protetora de melanina.

Existem alguns tipos de albinismo, são eles: oculocutâneo – atinge a pele, cabelos e olhos, afetando a visão; ocular – afeta apenas os olhos; ocular ligado ao cromossomo X – nesse caso, a alteração se dá no cromossomo X (feminino) mas quem manifesta a doença são os homens. É importante ressaltar que não existe tratamento para a condição e, sim, medidas para garantir qualidade de vida e prevenir complicações.

Compartilhe: