ESTUDE NA UNIT
MENU

Sinovite: o que é e como prevenir?

Quedas, doenças crônicas e esforços repetitivos podem ser causadores dela

às 10h47
Asian woman holding the knee with pain. Female suffering from pain in leg at home. Health care concept.
Asian woman holding the knee with pain. Female suffering from pain in leg at home. Health care concept.
Closeup image of a woman with sudden heart attack, suffering from chest pain while sitting on sofa at home
Compartilhe:

O corpo humano possui uma membrana responsável pela produção de um líquido que lubrifica e nutre as articulações, além de, entre outras funções, revestir os tendões, cápsulas articulares e bursas sinoviais: a membrana sinovial. Porém, algumas situações como quedas, traumas, acidentes, doenças crônicas ou mesmo esforços repetitivos das articulações, esta membrana inflama, resultando numa condição chamada sinovite.

Podendo afetar os joelhos, ombros, tornozelos, quadris, pés e mãos, a sinovite causa dor, inchaço, vermelhidão, rigidez, dificuldade de movimentar a região atingida e aumento da temperatura. É possível, ainda, desenvolver a condição em mais de uma articulação ao mesmo tempo.

O diagnóstico pode ser feito pelo reumatologista ou ortopedista, levando em consideração a articulação afetada e o histórico clínico do paciente, podendo, também, solicitar exames de imagem. Para tratar, pode-se utilizar medicamentos anti-inflamatórios, injeções de corticóides, analgésicos, compressas frias, além da necessidade do repouso da articulação. Em alguns casos, a fisioterapia, cirurgia e drenagem do líquido articular são necessárias.

Quando se trata da prevenção da sinovite, a depender do caso, não é possível. Por exemplo, quando o paciente possui uma doença crônica. Entretanto, manter uma rotina de atividades físicas, alongamentos e exames de rotina podem ajudar.

Compartilhe: