ESTUDE NA UNIT
MENU

Marcas roxas no corpo: quando podem ser perigosas?

Elas surgem quando o sangue das veias e artérias extravasa e se acumula em outras partes do corpo

às 12h08
Bruise on leg. Injection bruises. Bruised wound injury and Bruised skin
Bruise on leg. Injection bruises. Bruised wound injury and Bruised skin
Compartilhe:

Você já se deparou com marcas roxas espalhadas pelo corpo e ficou se perguntando de onde elas vieram? Elas se chamam hematomas e surgem quando o sangue das veias e artérias extravasa e se acumula em outras partes do corpo. Geralmente, são resultados de traumas, procedimentos estéticos, cirurgias ou pancadas, e, nesses casos, elas apresentam características específicas como dor, incômodo, inchaço e, até mesmo, alguns medicamentos. Por não apresentarem riscos à saúde, quando isso acontece, o indicado é colocar gelo no local e, caso sinta muita dor, tomar analgésicos. Com o tempo, os hematomas vão diminuindo até sumirem completamente.

Deve-se ficar atento quando as marcas roxas surgirem de maneira espontânea e em várias partes do corpo repetidamente, sem qualquer relação com os casos citados anteriormente, pois elas podem indicar problemas de saúde como alterações plaquetárias ou de coagulação. Algumas doenças como a cirrose, hemofilia, doença de Von Willebrand e lúpus têm os hematomas como característica. Além delas, alguns tipos de câncer que levam à produção anormal de células sanguíneas, como a leucemia, por exemplo, também causam o aparecimento de hematomas.

Se os hematomas não apresentarem melhora entre 1 e duas semanas ou forem acompanhados por sangramentos na gengiva ou nariz, febre, fraqueza ou perda de peso, o médico deve ser consultado imediatamente.

Compartilhe: