ESTUDE NA UNIT
MENU

Como surgiu a paçoca de amendoim?

Doce é muito famoso e querido pelos brasileiros

às 12h08
Compartilhe:

A paçoca é um doce muito famoso e um dos mais queridos pelos brasileiros. Gostosa, sequinha e viciante, várias pessoas não conhecem a origem dela.

A origem vem do termo indígena PA-SOKA que significa “esmagar com as mãos”, fazendo referência ao modo antigo de preparo do doce, em que a farinha e a carne eram esmagadas em um pilão. 

O doce servia de alimento para os garimpeiros que saíam à procura de diamantes às margens do rio Tibagi, no Paraná. Ele teve origem nos alforjes dos tropeiros e dos senhores das sesmarias dos Campos Gerais. No início, a paçoca de carne servia como alimentos desses garimpeiros, porque eles andavam cerca de 20 dias para chegar ao local do garimpo, e precisavam de um alimento que fosse preparado rapidamente.

Com a industrialização comercial, a paçoca passou a ser preparada com outros ingredientes, chegando até o modo que ela é conhecida hoje: feita com amendoim, farinha de mandioca e açúcar. Sua fama e degustação é imensa em várias regiões do país, sendo tradicional em festas como São João, aniversários e eventos.

Compartilhe: