ESTUDE NA UNIT
MENU

Como tratar o tétano

Doença é grave e precisa ser tratada com urgência

às 12h19
Compartilhe:

O tétano é uma infecção séria e grave, que surge após um corte, queimadura, tecidos necrosados ou ferimentos na pele por algum objeto que esteja contaminado por poeira, terra, fezes e esterco de animais que tenham esporos da bactéria Clostridium tetani. A condição precisa de tratamento com urgência, porque pode levar à morte de forma rápida.

O tétano afeta os nervos do corpo do indivíduo, gerando espasmos musculares que impedem o movimento, causando rigidez, tensão no pescoço, dificuldade para abrir a boca, febre, batimentos cardíacos acelerados, sudorese e pressão alta. Tudo isso se deve à bactéria, que entra diretamente na corrente sanguínea. 

O tratamento do tétano é feito através da limpeza e cuidados na ferida infeccionada. Também é indicado o uso de medicamentos, como o soro antitetânico, sedativos, antibióticos e outros que param os espasmos e as contraturas musculares. 

A doença não tem cura, porém, existe a vacina antitetânica, que é muito importante para crianças e adultos. Ela faz parte do calendário de imunização e é a única opção para combater o tétano. Também é necessário que a qualquer corte, acidente, queimadura ou lesão, a pessoa machucada tome uma dose de reforço do imunizante, impedindo que a bactéria contamine o sangue.

Compartilhe: