ESTUDE NA UNIT
MENU

Recursos tecnológicos auxiliam a rotina dos Enfermeiros

Visando a necessidade de uma evolução mais rápida no quadro clínico dos pacientes, a enfermagem se transforma com protocolos específicos através das inovações da tecnologia

às 21h20
Compartilhe:

Os recursos tecnológicos há muito tempo são aliados dos enfermeiros. O domínio das novas tecnologias facilita não apenas os meios de prevenção, diagnósticos e tratamentos de doenças, mas também as demandas logísticas e de gestão, reduzindo gastos e o consumo de papel para impressão, como exemplo de medida sustentável. 

Hoje é impossível a prática nas enfermarias sem a utilização de artifícios tecnológicos. Recentemente, o aprofundamento de pesquisas no campo da Enfermagem permitiu que estes profissionais desenvolvessem novas técnicas para um tratamento de alta qualidade.

As complicações de quadros clínicos são bem mais baixas que as de 10 anos atrás, isso é decorrente da efetividade dos estudos científicos e avanços tecnológicos, conforme aponta a Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O que antes era papel, hoje está na nuvem, as ligações foram substituídas por plataformas digitais e a distância geográfica tem sido encurtada. Os enfermeiros estão cada vez mais capacitados para utilizar sistemas de informação on-line, contendo a ficha completa, ou a planilha de evolução do paciente, fazendo com que esses profissionais tenham uma visão geral e contato interprofissional, cooperação que permite personalizar o tratamento prescrito.

A imersão na tecnologia é vista em três mecanismos diferentes, mas unificados, são eles:

  • Tecnologia da comunicação, que proporciona o contato entre profissionais, o que reduz distâncias geográficas e consequentemente o desgaste de deslocamento em busca de prontuários impressos;
  • Tecnologia da informação, com foco organizacional auxilia na unificação de informações do paciente, e assim proporciona um atendimento de qualidade;
  • Tecnologia biomédica, relativa aos equipamentos utilizados nos ambientes hospitalares, úteis para a assistência básica, triagem, administração de medicamentos e monitoramento;

A comunicação pode salvar vidas, tanto no contato interprofissional, quanto na agilidade de busca por procedimentos para casos raros, é o que explica a Professora e Doutora Andrea Rosane, Coordenadora do curso de Enfermagem do Centro Universitário Tiradentes (Unit PE).

A pandemia da Covid-19 foi um dos fatores recentes que aumentou a necessidade de utilização dos recursos digitais pelos enfermeiros. Esse novo jeito de assistir ao paciente foi causado pela superlotação nas redes hospitalares, que, não só deu suporte aos profissionais da enfermagem, mas também humanizou o processo de internação, permitindo a atualização do quadro clínico e contato dos internados com seus familiares, através de videochamadas.

Neste cenário puderam ser acompanhados em grande escala os reflexos positivos da utilização desses recursos. Este contato, mesmo que virtual, é fundamental quando se fala de uma doença altamente infecciosa e que exige o isolamento dos pacientes.

Estudiosos da área afirmam que esta imersão tecnológica dos enfermeiros é irreversível. A tendência é que com o passar do tempo essas práticas auxiliadas pela tecnologia evoluam e facilitem ainda mais a atuação dos profissionais de enfermagem.

Compartilhe: