ESTUDE NA UNIT
MENU

Filmes: pesquisador investiga gêneros que melhoram o humor

Diversos títulos de filmes foram citados por participantes de pesquisa sobre gênero que melhoram o humor

às 17h39
Compartilhe:

Quais gêneros cinematográficos que mais trazem sensação de bem-estar e melhoram o humor? Motivado por esse questionamento, um pesquisador do Max Planck Institute, um instituto de pesquisa localizado na Alemanha, realizou uma série de entrevistas com pessoas de todas as idades, para mapear quais gêneros de filmes, na opinião dos entrevistados, melhoram o humor.

Cerca de 450 pessoas responderam a uma série de questionamentos e a análise dos dados obtidos chegou à conclusão que os filmes que são considerados alegres, foram descartados pela grande maioria. Já títulos que misturam comédia e drama, além de elementos românticos, estão entre os mais citados por agregar bem-estar.

“Filmes que não são comédias podem sim deixar as pessoas felizes, como por exemplo, ‘Cinema Paradiso’, ‘A lenda do Pianista do Mar’, ‘A Grande Beleza’ e ‘O Tigre Branco’, que são filmes dramáticos, mas que deixam via de regra o expectador feliz”, destaca o professor Walcler Mendes Junior, docente do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas (Sotepp) do Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas).

A pesquisa também identificou uma preferência entre as mulheres pelos gêneros mais leves, sendo que alguns títulos são eleitos entre os homens como melhores nesta questão da melhora no humor, como “O Grande Lebowski”, “Forrest Gump” e “Feitiço do Tempo”.

Outros títulos se destacaram como unanimidade entre homens e mulheres, entre eles, “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, “Simplesmente Amor” e “Uma Linda Mulher”.

“Neste sentido podemos citar algumas comédias brasileiras que levam a pensar e trazem uma mensagem profunda sobre nossa sociedade. É o caso de ‘Narradores de Javé’, ‘Auto da Compadecida’, ‘Tapete Vermelho’ e ‘Marvada Carne’, que trazem ao mesmo tempo uma crítica profunda sobre nossas desigualdades sociais, mas também uma mensagem de esperança e otimismo sobre um futuro melhor para indivíduos e a sociedade como um todo”, ressalta o professor.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: