A aplicação da argila como tratamento de espinhas e cravos foi o objeto de estudo de uma pesquisa desenvolvida por alunas da graduação em Estética e Cosmética, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT.
Intitulada “A utilização das argilas verde e branca no tratamento da acne vulgar” a pesquisa organizada pelas estudantes Marta Simplício, Andressa Godoi e Cristiane Aleixo, sob a orientação da professora Ivanacha Carneiro, teve o intuito de investigar as funções terapêuticas do tratamento conhecido como argiloterapia ou geoterapia.
Para isso, 13 voluntários – dentre eles alunos da UNIT – foram selecionados e submetidos a sessões com o uso do produto. Os tratamentos estéticos foram realizados semanalmente atingindo 10 etapas, das quais as cinco primeiras foram com a argila verde e as consecutivas com a branca.
O protocolo estético desenvolvido constou de higienização, esfoliação, emoliência, extração, aplicação da argila diluída com água, tonificação e aplicação de filtro solar. Também foram realizadas orientações e a entrega de sabonete líquido para higienização em home care.
Segundo a coordenadora e professora Ivanacha Carneiro, as argilas podem ser utilizadas como produtos cosméticos destinados ao tratamento da pele “por conta dos seus efeitos de limpeza, ação tensora e aquecimento, além de ser estimulante, suavizante e também ionizante”.
Ainda segundo Ivanacha, em relação aos adolescentes atendidos, observou-se uma redução no quadro inflamatório e obstrutivo da acne vulgar. “Houve considerável controle da produção de sebo pela pele e atenuação das discromias formadas em momentos anteriores ao tratamento”, salientou.
Os achados mostraram que a argila utilizada no tratamento estético e as orientações quanto às causas e cuidados diários foram de fundamental importância na aparência estética final, recuperando a boa autoimagem dos adolescentes.
Tais impactos individuais comprometeram positivamente a autoestima e qualidade de vida de cada participante.
Ao final do tratamento, todos os participantes foram reunidos para a apresentação geral dos resultados e avaliação do projeto. Também foram realizadas brincadeiras para testar os conhecimentos sobre as propriedades da argila e as formas para evitar a volta da acne.