Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Urgência, Emergência e Unidade de Terapia Intensiva

Diferenciais do Curso

Professores com experiência prática, laboratórios de ponta e campo de estágio

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Características

  • Carga Horária 360 h
  • Periodicidade Mensal
  • Horário Sexta-feira: 18h às 22h Sábado: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Nossa Senhora do Carmo
  • Investimento Matrícula + 25 x de R$ 298,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos 15% de desconto empresas conveniadas 50% de desconto na matrícula antecipada.

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Informações do Curso

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Urgência, Emergência e UTI tem por objetivo atualizar e capacitar os profissionais envolvidos nos atendimentos de pessoas em estado grave, no âmbito pré-hospitalar ou hospitalar. A proposta do curso é dentro do mercado profissional, desenvolver a prática segura na assistência do paciente, para que dentro do quadro de profissionais egressos, seja dada a devida relevância aos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. Além da visibilidade prática, através de parcerias estabelecidas com Hospitais Gerais e UTIs, com intuito de garantir uma assistência adequada ao paciente, além de:
  • Integrar profissionais da área de saúde e profissionais da área acadêmica em busca da multidisciplinaridade;
  • Analisar as novas tendências e atualizações em Urgência, Emergência e pacientes Críticos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI);
  • Proporcionar embasamentos para discussão dos problemas nacionais e regionais de assistência na Urgência, Emergência e UTI, bem como conhecimentos para investigar e modificar as práticas, com vistas à melhoria de qualidade da assistência prestada;
  • Fornecer subsídio teórico-prático para os profissionais que compõe a equipe multiprofissional que atua ou deseja atuar nas diversas situações de Urgência, Emergência e UTI diante dos aspectos gerais.
  • Possibilitar discussão sobre o conhecimento técnico-administrativo atualizado na área, visando melhoria nos aspectos logísticos assistenciais.
  • Sensibilizar a especialização de equipe multiprofissional humanizada que atua nas diferentes situações de urgência, buscando melhorar a qualidade e humanização dos serviços oferecidos em unidades de pronto atendimento móvel e fixo, bem como em Pronto-Socorro, Unidades de Urgência e Emergência ou UTIs.
  • Desenvolver habilidades assistenciais que norteiem a equipe multiprofissional na dinâmica do cuidar com segurança do paciente com qualidade de diferenciação processual através dos Guidelines discutidos durante o decorrer do curso bem como validar o exposto no estágio ao final do curso.
O curso é voltado para a assistência ao paciente, o que torna necessário que o público alvo seja de profissionais graduados em enfermagem e fisioterapia.
O curso será desenvolvido através de diversas técnicas de ensino/aprendizagem, de modo a permitir a participação ativa do aluno na construção do seu conhecimento. Cabe ao professor de cada módulo fornecer material de acompanhamento das aulas até o prazo máximo de uma semana para que os alunos possam acompanhar previamente o conteúdo a ser abordado. Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como, estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em laboratório; debates e intercâmbios de experiências.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Assistência Multiprofissional ao Paciente Crítico frente às Alterações do Sistema Cardiovascular 16 Humanização e Sistematização da Assistência Multiprofissional em Urgências, Emergências nas Afecções do Aparelho Cardíaco, bem como os cuidados aos pacientes críticos com distúrbios cardíacos internos em UTI. Estudo do eletrocardiograma, ecocardiograma, principais distúrbios em cardiologia, arritmias, Parada Cardiopulmonar e a assistência prestada dentro das novas atualizações da Associação Americana de Cardiologia para a Reanimação no contexto intra-hospitalar.  Discutir os principais distúrbios Hematológicos, enfatizando as situações de urgência e emergência.  
Aspectos Éticos, Bioéticos, Filosóficos, Políticos e Legais em Saúde   16 Conhecer e discutir os aspectos históricos e contemporâneos relacionados a ética, bioética, aspectos filosóficos, políticos e legais além de refletir sobre discernimento acerca da necessária conduta ética multiprofissional de que deve ser o prestador de Serviços em Saúde em Urgência e Emergência, bem como debater sobre a Política Nacional de Atenção as Urgências, Projeto Quali-SUS e Classificação de Risco de Manchester, buscando proporcionar o conhecimento do estudo de meios e processos que habilitem o profissional que compõe a equipe interdisciplinar.  
Assistência Multiprofissional no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Fixo I 16 Propiciar subsídios teórico-prático para aplicabilidade das primeiras condutas utilizadas às vítimas de incidentes ou acidentes traumáticos ou causas clínicas, usando como modelo assistencial o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) móvel e fixo, bem como discutir sobre a assistência da equipe multidisciplinar prestada a esse paciente enfermo, fornecendo e discutindo conhecimentos como: Avaliação de Cena, Biomecânica do Trauma, Prevenção do Trauma, Sistema de Triagem START, Logística de  funcionalidade e atribuições de cada profissional das unidades móveis e fixa no APH, Atendimento Inicial ao Politraumatizado (Avaliação Primária e Secundária) em Pediatria, Adulto, Gestante e Idosos, Tipos de Transporte, uso do KED, retirada rápida de veículos e de capacete, Formas de Imobilização, Liberação e Controle de vias Aéreas, Manobra de Desobstrução de Vias Aéreas Superiores, Afogamento, Tipos de Choque e Reposição Volêmica, Suporte Básico e Avançado de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar a vítimas de Parada Cardiorrespiratória.
Biossegurança, Epidemiologia e Bioestatística Aplicadas às Urgências, Emergências e Terapia Intensiva   16 Estudo do processo saúde-doença do ambiente profissional possibilitando a compreensão das principais doenças adquiridas em campos de prática de urgência e emergência, bem como UTI, seus vetores, agentes etiológicos, classe de risco, visando a construção de mapas de riscos como instrumental na prevenção de acidentes, discutindo sobre a instrumentalização e discussão da importância do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletivos, bem como realizar discussão e demonstração de condutas indicadas em primeiros socorros. Além disso, apresentar e discutir os principais indicadores epidemiológicos e bioestatísticos aplicados a esses setores.  
Bases Fisiopatológicas em Pacientes Críticos 16 Conhecer alterações fisiopatológicas em pacientes críticos como: adaptação, dano e morte celular, breve revisão de imunologia, distúrbios imunológicos, alterações do equilíbrio ácido-básico, alterações do equilíbrio hídrico e eletrolítico, distúrbios hematológicos, genéticos, endócrinos, oncológicos, infecciosos e parasitários.  
Bases Farmacológicas Aplicadas a Pacientes Críticos 16 Proporcionar ao profissional, fundamentos teóricos básicos sobre fármacos e medicamentos, visando aplicá-los no dia-a-dia do Serviço de Urgência, Emergência e UTI, aprimorando as bases do conhecimento técnico e científico, com ênfase na correlação farmacocinética-farmacodinâmica, necessário para uma abordagem apropriada e oportuna em urgências farmacológicas. Além disso, despertar no profissional a necessidade de sua atuação em equipe multidisciplinar para propiciar o uso racional dos medicamentos para pacientes em estado crítico.  
Processos e Estratégias do Cuidar do Cuidador buscando Equilíbrio, Saúde e Bem-Estar       16 Fornecer subsídios teóricos e vivenciais para a equipe interdisciplinar de forma que os mesmos aprendam estratégias de cuidar de si mesmo para cuidar do outro, minimizando os efeitos nocivos do estresse e das doenças psicossomáticas desencadeadas nos serviços de Urgência, Emergência e UTI.  
Assistência Multiprofissional no Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Fixo II 16 Conhecer os cuidados com o Recém-Nascido (RN) após o parto, PCR em RN, principais urgência neonatais e pediátricas; Conhecer aspectos relacionados às urgências obstétricas e aspectos fisiológicos, patológicos, discutindo algumas urgências obstétricas como: DPP, placenta prévia e doenças hipertensivas especificas da gestação; Conhecer aspectos relacionados as urgências no idoso, enfatizando o trauma no idoso e noções em urgências psiquiátricas.  
Avaliação Clínica Aplicada ao Paciente Crítico e politraumatizado 16 Discutir e conhecer os aspectos relacionados à aplicabilidade da avaliação clínica ao paciente crítico como: anamnese, exame físico, balanço hídrico, interpretação de exames laboratoriais, exames de imagem e funcionamento de Bombas de Infusão, bem como entendendo a avaliação clínica e condutas frente às intoxicações exógenas e alimentar e acidentes por animais peçonhentos.  
Projeto de inovação na saúde 16 Discutir aspectos relevantes da importância textual para a elaboração cientifica e de caráter individual ou coletivo sobre o artigo em produção.  
Assistência Multiprofissional na Terapia Intensiva 16 Conhecer a fundamentação para elucidação dos cuidados de saúde pelos diversos profissionais intensivistas ao paciente grave; Avaliar as manifestações clínicas em pacientes com necessidades emergências em UTI; Monitorar os principais parâmetros de gravidade das urgências em UTI; Cuidar do paciente numa atenção integral, humanizada e multidisciplinar; Atentar para os princípios estabelecidos pela ética e bioética profissional no processo de cuidado e trabalho emergencial em UTI.  
Assistência Multiprofissional ao Paciente Crítico frente às Alterações do Sistema Renal 16  Imunohematologia (I): Bases moleculares dos antígenos de grupos sanguíneos, visão geral dos testes moleculares em imunohematologia; Sistema ABO sistema Rh e suas Complexidades, significado clínico dos anticorpos, laboratório de imunohematologia avançada, sistema Kell e Kx, sistema Duffy, sistema Kidd, sistema MNS, sistema Diego, técnicas moleculares para análise imunohematológicas, doença hemolítica do feto e do recém-nascido, anemia hemolítica autoimune: investigação clínica e sorológica.
Assistência Multiprofissional ao Paciente Crítico frente às Alterações dos Sistemas Respiratório e Metabólico 16 Conhecer aspectos pertinentes a Humanização e Sistematização da Assistência de profissionais em Urgência, Emergência nas Afecções do Sistema Respiratório, bem como afecções que estão relacionadas no âmbito da Terapia Intensiva, discutindo tipos de modalidades de ventilação mecânica e as atribuições da equipe multiprofissional.  
Epidemiologia, Prevenção e Controle de Infecção na UTI       16 Conhecer os aspectos epidemiológicos, prevenção, tipos de indicadores e marcadores para o controle e avaliação de infecção na UTI, visando a diminuição dos níveis de infecção e possibilidades de infecções cruzadas em situações de urgências.  
Assistência Multiprofissional ao Paciente Crítico frente às Alterações do Sistema Neurológico e Distúrbios Psiquiátricos 16 Discussão em Urgências e Emergências nas Afecções do Sistema Nervoso, bem como fornecer subsídios teórico-prático nos principais distúrbios psiquiátricos, incluindo prática de tipos de contenções a pacientes com distúrbios psiquiátricos  
Assistência Multiprofissional ao Paciente Queimado 16 Discutir o papel do enfermeiro no atendimento a esse paciente, possibilitando a implementação de cuidados específicos. Por meio da identificação dos diagnósticos de enfermagem que se constatam as necessidades do paciente, facilitando, assim, a elaboração das ações, com posterior avaliação dos resultados alcançados.
Aspectos Emocionais do Trabalhador em Unidades de Emergência e UTI 16 Discutir aspectos relevantes da importância do relacionamento interpessoal e comunicação humana, como conceitos e tipos de relações, conceitos e tipos de comunicação, estratégias para promover um trabalho de qualidade em equipe interdisciplinar.  
Gestão em Serviços de Saúde de Baixa, Média e Alta Complexidade 16 Conheceras teorias do gerenciamento para atuar nos serviços de Urgência, Emergência e UTI, considerando que a logística é subsidiada por aspectos pessoal e de recursos, bem como pela aplicabilidade da metodologia de planejamento e organização do processo dos diversos níveis de saúde (baixa, média e alta complexidade), visando uma assistência e logística de qualidade ao paciente em estado crítico.  
  Estágio Vivenciado 40 Desenvolver habilidades em campo  na assistência ao paciente crítico  no que se refere a compreensão de como se deve realizar uma  avaliação clínica de pronto atendimento. Proporcionar o aluno a vivencia de atuar traçando condutas emergencistas, e/ou intensivistas de acordo com os Guidelines previamente discutidos durante as disciplinas cursadas anteriormente.  Poder esclarecer ao aluno os critérios de intervenção precoce, e alta na dinâmica assistencial do paciente de urgência, emergência e UTI.  
Mobilização Precoce e recursos não farmacológicos na terapêutica Intensiva 16 Abordar a atuação da equipe multidisciplinar frente à influência da mobilização precoce no tempo de internamento na unidade de terapia intensiva, abordando tratamentos não farmacológicos que evidenciem a atuação da equipe multi disciplinar frente ao paciente crítico.
Cuidados em Feridas 16 Noções Gerais sobre conteúdos importantes nos cuidados necessários ao tratamento de feridas. Compreender a fisiologia, princípios, conceitos dos tecidos e fâneros; tipos e técnica de curativo, principais coberturas, bem como seus benefícios nas feridas; Fundamentos teóricos do cuidar.
TOTAL CARGA HORARIA 360  
   
Coordenação
Andrea Rosane Sousa Silva  E-mail: andreafacipe@gmail.com Telefone: (81) 99906-8828   Doutoranda em Enfermagem em Educação em Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (2019), Mestre em Enfermagem na Promoção à Saúde, linha de pesquisa Enfermagem em Promoção e Vigilância à Saúde pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças/Universidade de Pernambuco (2012). Enfermeira pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças (2009), Tem experiência na área de educação em Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública. Principais áreas que atua: Educação em Saúde, Tecnologias educativas, Promoção à Saúde, Saúde Comunitária, Controle Social, Saúde do Adolescente, Cenário escolar, Atenção Básica em Saúde. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4415526095625776    
 
Corpo Docente
Nome Titulação IES
Milka Valmérica Castro de Oliveira Mesquita Mestre  
Islan Moisalieu Especialista  
Andréa Apolinário Doutora  
Albery Lins Mestre  
Thiago Saldanha dos Santos Especialista  
Denize Ferreira Ribeiro Especialista FACIPE
Valdemir França Mestre FACIPE
Isabela Farias Mestre
Patricia Clara Pereira dos Santos Mestre FACIPE
Elizandra Cássia Mestre FACIPE
Marcos Antonio de Oliveira Mestre FACIPE
Andrea Rosane Sousa Silva Mestre FACIPE
 
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