Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Psicologia organizacional, coaching e inovação

Diferenciais do Curso

O curso atende as demandas atuais do mercado de trabalho no campo da psicologia organizacional, promovendo a integração com o eixo de inovação, gestão organizacional e técnicas de coaching. Além disso, temos os seguintes diferenciais:

  • Foco na prática: modelo Business Residence.
  • Programa opcional de Iniciação à docência no Ensino Superior.
  • Academic coach: Orientação de carreira e trilha acadêmica do estudante de acordo com seu perfil profissional e interesses de projeção profissional.

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Características

  • Carga Horária 360 horas
  • Periodicidade Preferencialmente Quinzenal – 15 módulos
  • Horário Sábado: 8h às 12h e 13h às 17h
  • Local Unidade Nossa Senhora do Carmo
  • Investimento Matrícula (69,90) + 23 parcelas de R$ 289,90 Egresso: Matrícula + 23 Parcelas de R$ 231,92
  • Benefício 20% de desconto para Egressos, 15% de desconto empresas conveniadas.

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Informações do Curso

Objetivo Geral: Promover o desenvolvimento das pessoas nas áreas pessoal e profissional através de um processo de autoavaliação e reflexão de temas na psicologia organizacional que permitam alcançar um elevado desempenho pessoal e profissional, alcançando efetivos resultados no contexto do potencial humano.   Objetivos Específicos:
  • Proporcionar a formação de profissionais para atuarem junto ao mercado de forma autônoma e em empresas privadas e públicas;
  • Oferecer uma nova opção de formação continuada;
  • Habilitar os profissionais para atuarem na área de treinamento, liderança e gestão
Profissionais da área de liderança. Consultores empresariais. Pessoas que querem preparar-se para ocupar cargos de liderança. Profissionais da área de recursos humanos que buscam formação complementar nas questões comportamentais. Psicólogos que buscam aperfeiçoamento num contexto organizacional.
Aulas expositivas dialógicas, contando com atividades presenciais em grupo, apresentação de seminários, rodas de conversa com convidados, visitas de campo e confecção de relatórios. Além disso, os alunos terão todas as disciplinas no modelo de Business Residence: Disciplinas com foco na residência empresarial de modo a promover a elaboração de projetos de intervenção, estudo de variáveis e proposta de soluções para problemas na área de estudo. A produção dos projetos de intervenção será feita mediante a escolha de variáveis de estudo pelos docentes e terá como fechamento a entrega de um relatório. Para a aplicação dessa metodologia, o aluno irá ter uma carga horária de 4 horas a cada disciplina para fazer o estudo das variáveis na instituição por ele escolhida e para elaborar seu relatório, de modo a promover ações de cunho social, ambiental, cultural, dentre outras. Todo esse trabalho será direcionado e acompanhado pelos docentes.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Planejamento de carreira nas organizações 24 As dimensões contemporâneas do trabalho- competitividade e espírito empreendedor – e as perspectivas e o desenvolvimento de carreiras; Visão global sobre planejamento e gestão de carreiras; Planejamento de vida e planejamento de carreira; O papel da empresa e o papel do indivíduo na gestão da carreira; As atuais demandas das organizações para contratação e manutenção dos profissionais: pilares da empregabilidade (competências); Fases e ciclos da carreira, Determinantes da escolha e os pilares de uma carreira bem sucedida.  
Design Thinking nas organizações   24   Oferecer aos alunos, por conceitos e práticas, um conjunto de técnicas, processos e métodos de inovação, desde a criação e desenvolvimento de novos serviços até a construção de um modelo de negócios pautado pela criatividade e na melhor experiência do usuário. Preparar para o entendimento da complexidade na concepção de novos serviços e gestão de negócios inovadores.  
Fundamentos em Psicologia Organizacional 24 Panorama histórico da psicologia organizacional. Estudo dos fenômenos presentes nas organizações como clima organizacional, comunicação, liderança e conflitos. Estudo e mapeamento dos modelos mentais. Relações entre liderança, poder, conflitos e motivação no ambiente de trabalho.
Práticas e processos de coaching e hipnose 24 Noções de psicanálise. Noções de hipnose. A relação da hipnose com as técnicas de coaching. Ações de coaching a partir dos processos de hipnose.  Coaching, hipnose e mudanças comportamentais no ambiente de trabalho.
Saúde mental e adoecimento psíquico no trabalho 24 Relações entre trabalho, saúde e constituição de subjetividades; Fenômenos micro e macroorganizacionais relacionados à saúde e qualidade de vida no trabalho. Estudo dos principais problemas de saúde decorrentes ou agravados pelo trabalho. Instrumentos de avaliação e estratégias de enfrentamento dos agravos à saúde decorrentes do trabalho.
Coaching e o líder coach no ambiente corporativo 24 Histórico e conceitos básicos do coaching. Fundamentação teórica. Estrutura do processo de coaching. O papel e postura do líder Coach dentro das organizações. Divisão do coaching corporativo. Executive coaching. Leadership coaching. Team coaching. Business coaching. Inteligência emocional. Resultados e impactos organizacionais.
Neuropsicologia aplicada às organizações 24 Organização do Sistema Nervoso Central. Introdução à Sensopercepção. Motivação, emoção e razão. Funções executivas aplicadas ao ambiente organizacional. Prática Neuropsicológica. Neurociências e coaching aplicadas à promoção das funções executivas.
Psicologia positiva no ambiente corporativo 24 Novas perspectivas na Psicologia. Surgimento e evolução da Psicologia Positiva. Bem-estar versus Doença. Psicologia Positiva x Coaching. Os Cinco Pilares da Psicologia Positiva – PERMA. Emoções Positivas para uma empresa de sucesso. Autoconsciência, Autocompaixão e Autocuidado nas organizações. Entendimento sobre a felicidade. O Relatório Mundial de Felicidade para o Autodesenvolvimento Humano e Organizacional. Florescimento
Captação e retenção de talentos 24 Retenção e desenvolvimento de talentos. Influência do contexto organizacional. Políticas e estratégias de valorização e retenção de talentos.  
Diagnóstico e intervenção para inovação 24 Conceito de Diagnóstico Organizacional e suas análises. Definição de Intervenção e suas aplicabilidades. O CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude como diferencial comportamental. A aplicabilidade do Diagnóstico frente às tomadas de decisão na Intervenção. Características e Estratégias Inovadoras nas Organizações. Diferenciais nos Relacionamentos Interpessoais. O Contexto da Pesquisa para a Inovação dos Processos Organizacionais e as Ferramentas de Cocriação para a Gestão focada na Qualidade da Informação Institucional, na Conectividade Organizacional e no Trabalho Colaborativo.  
Consultoria e empreendedorismo organizacional 24 Conceitos de conselho, assessoria e consultoria. O profissional como consultor. Tipos de consultoria. Contratação dos serviços de consultoria. A consultoria externa e a consultoria interna. O papel e a postura do consultor. A estrutura da consultoria. Contratação dos serviços de consultoria. Características do consultor empresarial. Diagnósticos empresariais. Empreendedorismo organizacional.
Fundamentos em Gestão de Projetos 24 Processo e Projetos Organizacionais; Fases do Projeto; Controle de Atividades; Normas para Gestão de Projetos; Ferramentas para Gerenciamento de Projetos; Plano de Projeto. Ampliar os conhecimentos e orientar sobre as etapas, processos e eficácia da Gestão de Projetos. Importância do gerenciamento de projetos no contexto atual. Definição de portfólios, programa e PMO e sua aplicabilidade na organização. Fatores críticos de um projeto. Gestão de equipes de projeto. Papel e perfil do gerente de projetos. Competências e recursos financeiros.
Autoliderança e coaching para gestão de carreiras 24 Conceitos básicos de empresa e mercado. Conceitos de gestão de pessoas. Inteligência emocional. Perfis comportamentais. Gestão de mudança. Desenvolvimento de competências de liderança. Autoliderança. Autoresponsabilidade. Valores e crenças. Perfis comportamentais.
Processos grupais e gestão de equipes 24 Conceitos e Características no Desenvolvimento de Equipes nas Organizações. Os Processos Grupais e a Gestão de Equipes como diferencial competitivo dos Talentos Profissionais. As Dimensões Contemporâneas no Contexto das Organizações. O Protagonismo pessoal como inovação de competências profissionais frente à Competitividade Mundial na Era da Globalização e das Relações consideradas de alta performance. O papel da empresa e o papel do indivíduo na construção e da gestão de equipes, assim como a administração dos perfis de empregabilidade e desempenho colaborativo. O papel da Mentoria como diferencial competitivo na aprendizagem e no desenvolvimento de carreiras profissionais.
Avaliação de autodesempenho para o sucesso organizacional 24 Estratégias de avaliação do desempenho funcional, setorial e organizacional. Avaliação de desempenho e potencial organizacional. Modelos de gestão de desempenho. Construção de um sistema integrado de gestão de desempenho e de autoavaliação para o sucesso profissional.  Aplicação dos instrumentos para avaliação.  
Total 360  
 
Coordenação
Arthur de Araújo Filgueiras E-mail: Arthur_filgueiras@facipe.edu.br Telefone: (81) 98960-1783 Doutorando em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco). Mestre em Linguística e Ensino com pesquisa voltada para o Discurso da Matemática (Universidade Federal da Paraíba). Especialista em Matemática e Educação (2013). Possui graduação em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2008). Atualmente é coordenador geral da Pós-graduação latu sensu da FACIPE. Atuou como Tutor a distância do Curso de Licenciatura em Matemática (UFPE). Atuou como coordenador geral da Pós-Graduação da Faculdade dos Guararapes onde é professor da Escola de Negócios. É professor de Matemática na Educação Básica na Prefeitura do Recife.Tem experiência na área de Matemática e em língua inglesa.   http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8766183D9  
 
Corpo Docente
Nome Titulação IES
Arthur Felipe da Silva Lattes: http://lattes.cnpq.br/5435590329839209   Especialista César School
Maria de Lourdes Marques de Barros Lattes: http://lattes.cnpq.br/6952202539341302 Especialista Faculdade dos Guararapes
Lucélia Karina Barbosa Tavares Lattes: :http://lattes.cnpq.br/6165597435177400 Especialista Faculdade dos Guararapes
Saulo José Veríssimo Ribeiro da Silva Lattes: http://lattes.cnpq.br/5351018936026885 Especialista Universidade Católica de Pernambuco
Alba Maria Nogueira de Souza http://lattes.cnpq.br/3341921888425189   Mestre Universidade Federal de Pernambuco
  Irani da Silva Oliveira Lattes: http://lattes.cnpq.br/3228027485981148   Mestre Universidade Federal de Pernambuco
Michele Pinheiro Pinheiro Rodrigues Silva Lattes: http://lattes.cnpq.br/5168986103926332   Mestre Centro Universitário dos Guararapes
Aline Cristina Pereira de Araújo Ramos Lattes: http://lattes.cnpq.br/1939807624965551   Mestre Universidade Federal de Pernambuco
Maria de Fátima dos Santos Neves Lattes: http://lattes.cnpq.br/8899682313103474   Doutora Universidade Católica de Pernambuco
Eduardo Gomes de Almeida Junior http://lattes.cnpq.br/0942343581796311   Especialista Universidade de Pernambuco
 
Centro Universitário Tiradentes
(81)3878 5151
(81) 98960-1783