Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Gestão de Negócios e Startups

Diferenciais do Curso

O curso atende as demandas atuais do mercado para os profissionais que buscam ferramentas diferenciadas para a gestão de negócios e de startups, promovendo a integração com o eixo de inovação, tecnologias e gestão organizacional. Além disso, temos os seguintes diferenciais:

  • Foco na prática: modelo Business Residence para elaboração de projetos de intervenção empresarial.
  • Programa opcional de Iniciação à docência no Ensino Superior.
  • Academic coach: Orientação de carreira e trilha acadêmica do estudante de acordo com seu perfil profissional e interesses de projeção profissional.

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 360 horas
  • Periodicidade Encontros quinzenais semanais, preferencialmente às quartas, quintas e sextas-feiras.
  • Horário Quartas, quintas e sextas-feiras: das 19h às 22h
  • Local UNIT PE – Recife. Rua Barão de São Borja, 427.
  • Investimento Matrícula (R$69,90) + 21 parcelas de R$ 289,90 Egresso: Matrícula (R$69,90) + 21 Parcelas de R$ 231,92
  • Benefício 20% de desconto para Egressos UNIT PE Até 15% de desconto para empresas conveniadas

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Geral:
  • Desenvolver a compreensão de conceitos, ferramentas e metodologias para a gestão de negócios e de startups em Organizações públicas, privadas e não governamentais.
Específicos
  • Proporcionar a formação de profissionais para atuarem junto ao mercado de forma autônoma e em empresas privadas e públicas;
  • Capacitar profissionais que já atuam no mercado e que desejam ingressar no ramo do empreendedorismo para abrir seu próprio negócio;
  • Habilitar profissionais de diversos segmentos para o gerenciamento de empresas e de startups a partir da aplicação de ferramentas inovadores diante do atual cenário econômico e de um mercado extremamente competitivo.
Gestores de empresas. Consultores empresariais. Profissionais que desejam preparar-se para ocupar cargos de liderança em pequenos e grandes negócios. Profissionais de diversas áreas que buscam formação para gerir seu próprio negócio.
A metodologia do curso será desenvolvida, basicamente, a partir de atividades teóricas e práticas, que contemplarão aulas expositivas, debates, estudos de casos, seminários, visitas técnicas, talk show, colóquios, e outras dinâmicas adequadas a cada momento pedagógico, que culminarão ao final do curso com a produção de um artigo científico e desenvolvimento de um produto.
DISCIPLINA CARGA HORÁRIA (horas) EMENTA
Design Thinking nas organizações 20 Oferecer aos alunos, por conceitos e práticas, um conjunto de técnicas, processos e métodos de inovação, desde a criação e desenvolvimento de novos serviços até a construção de um modelo de negócios pautado pela criatividade e na melhor experiência do usuário. Preparar para o entendimento da complexidade na concepção de novos serviços e gestão de negócios inovadores.  
      Administração empreendedora e inovação       20   Administração, Importância, O caminho para a Autogestão, Empreendedorismo, Plano de Negócios, Tipos de Negócios, Como abrir um negócio? - Pontos Críticos, Inovação, Tipos de Inovação, Empresas Inovadoras. Estrutura e organização de uma unidade de negócios. Definição do mercado. Áreas funcionais de uma organização. Instrumentos e aplicativos para elaboração do PN. Elaboração do PN. MVP – Minimum Viable Product.
Liderança e Gestão do capital humano 20 A gestão de pessoas nas organizações. O novo modelo de gestão de pessoas. A perspectiva social da constituição do indivíduo. Suprimento, treinamento e desenvolvimento. Recrutamento e seleção de pessoas. Orientação de pessoas. Modelagem de cargos e salários.  Avaliação de desempenho; recompensas. Manutenção de pessoas.  Abordagens contemporâneas da gestão de pessoas. Desenvolvimento de pessoas e equipes.
Gestão de marketing estratégico para o mercado e Redes Sociais.   20 - O conceito de marketing e de valor. O planejamento estratégico de marketing. Elementos do composto mercadológico (visão geral). Marketing, estratégia e gestão. O papel do profissional na condução da estratégia de marketing. Marketing nas Redes Sociais.
Startups e novos modelos de negócios 20 Modelo de Negócios em Cenários de Mudanças. Empresas Startup: conceito, diferenças e panorama geral de evolução. Lean Startup e o valor das ideais de negócio. MVP – Minimum Viable Product. Startups e Tecnologia. Customer Development. Criação de valor. Open Innovation. Estratégia Empresarial.
Contabilidade empresarial 20 Contabilidade e o conjunto das demonstrações econômico-financeiras. Balanço: significado das contas do ativo, passivo e patrimônio líquido. Variações no patrimônio líquido: receita despesa e resultado. Processo contábil: contas (plano de contas). Tópicos especiais na determinação das demonstrações financeiras.: contas a receber, contas a pagar, avaliação de estoques., ativo imobilizado e a depreciação ou amortização, operações financeiras, as contas do patrimônio líquido. Demonstração do Resultado do Exercício- DRE, Demonstração de Lucro e Prejuízo Acumulado-DLPA, Demonstração de Fluxo de Caixa-DFC e Demonstração do Valor Adicionado–DVA.
Business Model CANVAS 20 Conceitos do Canvas e suas especificidades. Estruturação do Canvas: clientes, proposição de valor, canais, relacionamento com os clientes, fontes de receitas, recursos-chave, parcerias-chave, estrutura de custos. Formatação de Canvas contextualizado a ambientes organizacionais. Softwares e aplicativos para elaboração do CANVAS. MVP – Minimum Viable Product.
Gestão de Marketing Digital   20 Formato ideal para seu negócio; Planejamento de mídia digital; Métricas e tomada de decisão; Marketing de conteúdo; Estratégia de conteúdo; Estratégia de mídia online; Estratégia de design; Táticas de E-mail marketing; Gestão de projetos; Relatórios de marketing digital.
Gerenciamento de projetos inovadores 20
Processo e projetos organizacionais; fases do projeto; controle de atividades; normas para gestão de projetos; ferramentas para gerenciamento de projetos; plano de projeto. Ampliar os conhecimentos e orientar sobre as etapas, processos e eficácia da gestão de projetos. Importância do gerenciamento de projetos no contexto atual. Definição de portfólios, programa e PMO e sua aplicabilidade na organização. Fatores críticos de um projeto. Gestão de equipes de projeto. Papel e perfil do gerente de projetos. Competências e recursos financeiros.
Logística empresarial 20 Ter uma visão geral da Administração da Produção, Logística e Compras. Reconhecer seu papel estratégico para o desempenho do negócio e cadeias produtivas; Estabelecer estratégias de melhoria das operações; Compreender como utilizar sinergicamente a interação que existe entre as áreas de Produção, Logística, Compras e Marketing nas organizações.  
Planejamento Estratégico e Balanced Scorecard 20  Introdução ao planejamento. Conceituação básica. Características. Níveis de decisão. Tipos de planos: estratégico, tático e operacional. Políticas organizacionais. Conceitos de estratégia empresarial. Análise do ambiente interno: pontos fortes e fracos. Recursos empresariais. Análise do ambiente  externo: Ameaças e oportunidades. Balanced Scorecard. As quatro perspectivas do Balanced Scorecard. A construção do Mapa Estratégico. O Balanced Scorecard como o sistema de gestão da organização. A Liderança Executiva como o motor do processo de implementação do BSC. Dificuldades e ganhos com a implementação do Balanced Scorecard.
Abertura do Negócio I: requisitos operacionais 20 Implantação de novos empreendimentos: aspectos principais. Inovação e geração de riqueza. Identificação de oportunidades de Investimentos. Análise de Mercado: Conceitos Básicos. Projeção de Demanda. Técnicas de previsão. Teoria da Localização e Escala do Empreendimento. Quadros financeiros do Projeto de Investimento. Abertura de empresas: Abertura de empresas: requisitos, impedimentos legais, idade mínima e documentos necessários. Tipos de sociedade e formas de atuação. Órgãos governamentais envolvidos. Procedimento físico e digital para abertura do negócio.
Abertura do Negócio II: aspectos jurídicos 20 Conceitos básicos do Direito Empresarial. Sociedades Empresariais. Títulos de créditos. Falência; concordata; contratos mercantis. Noções básicas e fontes do Direito do Trabalho: empregado e empregador; contrato de trabalho; Remuneração; Extinção do contrato de trabalho; proteção do trabalhador e empregador. MEI; Lei Geral; Legislação aplicada às Micro e Pequenas Empresas. eSOCIAL.
Administração Financeira 20 Avaliação da empresa: financeira e econômica. Custo de capital. Política de dividendos. Administração de caixa e títulos negociáveis. Fontes de financiamento: ações ordinárias e preferenciais. Alavancagem financeira. Ponto de equilíbrio das operações. Orçamento.
Inbound Marketing 20 Ferramentas para Aumentar a visibilidade do negócio e diminuir o custo de aquisição de clientes em potencial. Qualificação de Leads.  Geração de conteúdos que fazem diferença no mercado. Otimização do processo de vendas. Automação de marketing; SEO. Links patrocinados. Otimização da conversão (CRO); Planejamento da estratégia e ferramentas.
Elaboração de Pitch para investidores 20 Pitch: o conceito, o objetivo e a duração. Exemplos de pitch. Dicas. Oficina prática.
Esocial 20 Apresentação do eSOCIAL: O que é SPED; Marco legal do eSocial; Objetivos do Governo com o eSocial; Entidades participantes; Obrigatoriedade e penalidades; Abrangência e vigência oficial; Pontos críticos, impactos, vantagens e desvantagens. Mudanças com o eSOCIAL: Substituições de obrigações assessórias;  Extinção de formulários, NIS e CTPS; Unificação de cadastros do trabalhador;  Impactos do eSocial no FGTS; Segurança e Medicina do Trabalho; Reclamações trabalhistas. Operação e identificadores no eSOCIAL. Envio de informações e acesso ao eSOCIAL. Manual de Orientação e  implantação do eSOCIAL.
Projeto de Inovação Empresarial 20 Etapas para elaboração de um projeto de negócios. Roteiro para elaboração de um plano de negócios a ser executado em um projeto de inovação. Conceito de inovação empresarial.  
Total 360  
 
Coordenação
Professor Ms. Arthur de Araújo Filgueiras            E-mail: Arthur_filgueiras@facipe.edu.br   Telefone: (81) 98960-1783 Doutorando em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco). Mestre em Linguística e Ensino com pesquisa voltada para o Discurso da Matemática (Universidade Federal da Paraíba). Especialista em Matemática e Educação (2013). Possui graduação em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2008). Atualmente é coordenador geral da Pós-graduação latu sensu da FACIPE. Atuou como Tutor a distância do Curso de Licenciatura em Matemática (UFPE). Atuou como coordenador geral da Pós-Graduação da Faculdade dos Guararapes onde foi professor da Escola de Negócios. É professor de Matemática na Educação Básica na Prefeitura do Recife. Tem experiência na área de Matemática e em língua inglesa.   http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8766183D9  
 
Corpo Docente
Nome Titulação IES
Arthur Felipe da Silva Lattes: http://lattes.cnpq.br/5435590329839209   Especialista César School
Maria de Lourdes Marques de Barros Lattes: http://lattes.cnpq.br/6952202539341302 Especialista Faculdade dos Guararapes
Lucélia Karina Barbosa Tavares Lattes: :http://lattes.cnpq.br/6165597435177400 Especialista Faculdade dos Guararapes
Edson Luiz Lins Cavalcante Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4045484A4   Especialista Universidade Católica de Pernambuco
Alba Maria Nogueira de Souza http://lattes.cnpq.br/3341921888425189   Mestre Universidade Federal de Pernambuco
  Irani Maria da Silva Oliveira Lattes: http://lattes.cnpq.br/3228027485981148 Mestre Universidade Federal de Pernambuco
Gustavo Leite de Oliveira Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4465453T4   Mestre Faculdade Boa Viagem
Michele Pinheiro Pinheiro Rodrigues Silva Lattes: http://lattes.cnpq.br/5168986103926332   Mestre Centro Universitário dos Guararapes
Aline Cristina Pereira de Araújo Ramos Lattes: http://lattes.cnpq.br/1939807624965551   Mestre Universidade Federal de Pernambuco
Eduardo Gomes de Almeida Junior http://lattes.cnpq.br/0942343581796311   Especialista Universidade de Pernambuco
 
Centro Universitário Tiradentes
(81)3878 5151
(81) 98960-1783