Centro Universitário Tiradentes

PÓS-GRADUAÇÃO
2018.2

Gestão Estratégica de Pessoas

Diferenciais do Curso

  • Diferenciais do Curso
    • Fortalecimento de networking com uma equipe de professores formados por profissionais de destaque na área de RH;
    • Calendário de aulas antecipado;
    • Aplicação prática dos conteúdos;
    • Material de aulas com envio antecipado;
    • UNIT Carreiras – núcleo de empregabilidade que auxilia nossos alunos na recolocação no mercado de trabalho;

Está esperando o que?Inscreva-se já na Pós-Graduação Unit

Características

  • Carga Horária 360 h
  • Periodicidade Quinzenal
  • Horário Quarta, quinta e sexta: das 19h às 22h (1º quinzena) Quarta e quinta: das 19h às 22h (2º quinzena)
  • Local Nossa Senhora do Carmo
  • Investimento Matrícula + 24 x de 297,00
  • Benefício 20% de desconto para Egressos 15% de desconto empresas conveniadas 50% de desconto na matrícula antecipada.

Sua empresa é conveniada?Confira se sua empresa é conveniada com a Unit

Informações do Curso

Gestão de Pessoas tem como objetivo principal capacitar o aluno para a gestão empresarial, propiciando-lhe o conhecimento dos principais métodos e técnicas administrativas, seus conceitos, princípios de utilização, motivações, ferramentas da qualidade e das estratégias da tecnologia da informação. ESPECÍFICOS:
  • desenvolver conhecimentos teórico-práticos, habilidades e ferramentas que possam auxiliar a análise de problemas gerenciais, subsidiando a tomada de decisão e a eficaz implementação de projetos.
  • Formar empreendedores com capacidade gerencial para atuar de maneira integrada com a realidade da sociedade e do mercado público e privado.
  • Desenvolver habilidades referentes à gestão estratégica em Recursos Humanos.
  • Desenvolver habilidades de planejamento e coordenação de processos de melhoria da gestão.
Profissionais da área de Gestão de Pessoas, assistentes sociais, psicólogos, administradores de empresas e demais profissionais que atuem direta ou indiretamente na gestão de pessoas.

Serão utilizados, de acordo com a natureza e a conveniência de cada disciplina, métodos variados tais como, estudos de casos; jogos e simulações; conferências; aulas expositivas; seminários; estudos dirigidos; trabalhos em grupos; aulas práticas em empresa; debates.

Todos os módulos contarão com o recurso de pré aula, que trata-se da disponibilização de materiais de aula com estudos de casos, afim de que nossos alunos já iniciem os módulos com conhecimento introdutório a disciplina e com acompanhamento docente.

DISCIPLINAS CH EMENTA
Planejamento estratégico 20 Planejamento estratégico: histórico, importância, principais conceitos. Principais escolas. Gestão Estratégica – Planejamento estratégico, cenários prospectivos e Inteligência Competitiva. Metodologias e etapas do planejamento estratégico. Formulação de um plano estratégico. Análise de cenários, modelo SWOT, modelo Porter, BSC Balance Scorecard. Planejamento; Planejamento operacional; Planejamento tático; Planejamento estratégico; Estratégias; Estratégias de cooperação; Formulação de estratégias competitivas; Metas; Objetivos; Missão; Visão; Cenários estratégicos.
Empreendedorismo e inovação 20 Entender as organizações e os diferentes tipos de negócios e o processo de formulação de modelo gerencial em função dos tipos de organização, dos segmentos de negócios que atua e outros, proporcionando o desenho da mesma que compatibilize a competitividade e a estrutura da organização. Fundamentos de planos de negócios e suas aplicações. A natureza e a importância dos empreendedores; a mentalidade empreendedora e intra-empreendedora; o indivíduo empreendedor; questões legais para o empreendedor; análise do ambiente empresarial; análise de oportunidades de mercado.
Diagnóstico e consultoria 20 A importância da consultoria empresarial para as organizações. A visão sistêmica da empresa. Os ramos de atividades específicos. O contexto da consultoria. O profissional como consultor. As fases do projeto de consultoria. O planejamento estratégico da empresa cliente.
Treinamento e desenvolvimento 20 Diagnóstico de necessidades. Planejamento de objetivos e atividades do treinamento. Qualificação do instrutor. A comunicação entre o instrutor e os treinandos. Conceito e natureza da aprendizagem. Conhecimento tácito e conhecimento explícito. Princípios de aprendizagem aplicados ao treinamento. Intensidade e frequência de treinamento. Métodos de treinamento em grupo. Avaliação de treinamento. Avaliação das habilidades e atitudes do treinando. A relação custo/benefício do treinamento.
Coaching, mentoring, couselling e storing como ferramenta na Gestão de Pessoas. 20 Conceitos de coaching e liderança. Ganhos do coaching como estilo de liderança. Diferenciação e comparação de modelos de gestão. Correlação de modelos de liderança e coaching. Comunicação de liderança e gaps generacionais. Feedback e desenvolvimento. A efetividade racional do líder. Diferenciais cognitivos na resposta ao stress e adversidades. Desenvolvimento de resiliência. Estrutura de liderança do líder-coach.
Gestão de conflitos e estratégias de negociação 20 Tipos de conflitos (conflitos interindividuais, conflitos intergrupais, conflitos interdepartamentais, conflitos interorganizacionais, conflitos capital-trabalho); conflitos políticos e grupos de interesses; técnicas de administração de conflitos; negociação; negociação entre organizações; estratégias e objetivos; sindicalismo e negociação; negociação e relações econômicas; negociação em reuniões de negócios; o processo de mediação.
Comunicação empresarial e endomarketing 20 Elementos e situações de comunicações em geral e especificamente na função de gerência. Interpretação da comunicação de massa. Análise, processos e técnicas da comunicação para situações na empresa, inclusive planos de comunicação. A empresa em um contexto geral, dando ênfase aos sistemas e processos organizacionais, validade e produtividade, gestão de recursos (humanos, financeiros, materiais, de produção e marketing).
Cultura e clima organizacional 20 Gestão de clima organizacional; pesquisa de clima organizacional; ferramentas de gestão para o levantamento de opiniões; modelos de diagnóstico do clima organizacional; diretrizes de melhoria; o que faz um bom clima na organização; conceito de clima empresarial; ambiente em constante mudança; necessidade de medir o grau de satisfação ou insatisfação das pessoas na empresa; quem está envolvido no processo de clima e como são conduzidas as equipes pesquisadas.
Inteligência emocional e relações interpessoais nas organizações 20 Introdução; as inteligências múltiplas; a inteligência humana; processos mentais; a teoria das inteligências múltiplas; as “inteligências” identificadas por Gardner; inteligência linguística; inteligência musical; inteligência lógico-matemática; inteligência espacial; inteligência sinestésica; inteligência interpessoal; inteligência intrapessoal; a inteligência emocional: O que é?; seus componentes; como usar a inteligência emocional; expandindo a inteligência emocional; a inteligência emocional no trabalho; treinando pessoas; a importância do feedback.
Elaboração e gerenciamento de projetos 20 Processo e projetos organizacionais; fases do projeto; controle de atividades; normas para gestão de projetos; ferramentas para gerenciamento de projetos; plano de projeto. Ampliar os conhecimentos e orientar sobre as etapas, processos e eficácia da gestão de projetos. Importância do gerenciamento de projetos no contexto atual. Definição de portfólios, programa e PMO e sua aplicabilidade na organização. Fatores críticos de um projeto. Gestão de equipes de projeto. Papel e perfil do gerente de projetos. Competências e recursos financeiros.
Sistema de remuneração e benefícios 20 Conhecimento de cada função do conjunto de cargos da empresa; descrição de cargos; requisitos necessários que os ocupantes dos cargos devem atender; remuneração e remuneração estratégica; plano de carreira; análise, desenhos e avaliação de cargos; estrutura e pesquisa salarial.
DESIGN THINKING NAS ORGANIZAÇOES 20 Oferecer aos alunos, por conceitos e práticas, um conjunto de técnicas, processos e métodos de inovação, desde a criação e desenvolvimento de novos serviços até a construção de um modelo de negócios pautado pela criatividade e na melhor experiência do usuário. Preparar para o entendimento da complexidade na concepção de novos serviços e gestão de negócios inovadores.
Criatividade e inovação organizacional 20 O conceito de criatividade. Abordagens teóricas sobre criatividade. Ferramentas de geração de ideias e desenvolvimento da criatividade. Fundamentos e processo da inovação em organizações. Anatomia do processo criativo, individual e no ambiente das organizações. Princípios de inovação; Etapas do processo de inovação; e inovações sustentáveis.
Aspectos legais e contratuais da gestão de pessoas: Legislação Trabalhista 20 Estudo sobre a Legislação Trabalhista com enfoque em admissão e demissão de empregados, jornadas de trabalho, aviso prévio e verbas rescisórias, quadro de funcionários, folhas de pagamento de empregados, empregadores e autônomos, homologações de rescisões contratuais, noções gerais de Direito do Trabalho. Princípios. Fontes. Relação de emprego. Contrato de trabalho. Remuneração e salário. Duração do trabalho. Descansos remunerados. Extinção do contrato de trabalho. Temais atuais de Direito do Trabalho. Análise comparada entre CLT e 8.112. Negociação trabalhista e flexibilização. Terceirização e tratamento previdenciário.
Seleção de talentos por competência 20 Conceitos de recrutamento e seleção de pessoas; compreensão das diversas formas de recrutamento interno e externo; desenvolvimento de capacidade crítica na entrevista de seleção de pessoas; organizações das diretrizes e procedimentos da área de recrutamento e seleção de pessoas; avaliação em período de experiência funcional; acompanhamento de programas de integração no ambiente de trabalho; importância da entrevista de desligamento dos colaboradores; análise periódica do Turn Over nas organizações.
Gestão de saúde e qualidade de vida 20 Conceitos de sistemas e qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, segurança e ambiente empresarial; modelos de gestão integrada; cultura e clima organizacional; gerenciamentos de riscos ambientais e clima organizacional.
Comportamento organizacional 20 Fundamentos de comportamento organizacional. Fatores individuais e suas influências nos comportamento. Fatores organizacionais e suas influências nos comportamento dos grupos e individuais. Comportamento organizacionais: conceitos e teorias, visão estratégica e sistêmica, facetas micro (motivação, percepção, comunicação, dinâmica de grupos, liderança) e macro (estrutura organizacional cultura e ambiente, aplicação nas organizações contemporâneas).Temas contemporâneos sobre comportamento nas organizações.
Projeto de inovação empresarial 20 Etapas para elaboração de um projeto de negócios. Roteiro para elaboração de um plano de negócios a ser executado em um projeto de inovação. Conceito de inovação empresarial.
TOTAL 360
 
Coordenação
Professor Ms. Arthur de Araújo Filgueiras            E-mail: Arthur_filgueiras@facipe.edu.br   Telefone: (81) 98960-1783 Doutorando em Ciências da Linguagem (Universidade Católica de Pernambuco). Mestre em Linguística e Ensino com pesquisa voltada para o Discurso da Matemática (Universidade Federal da Paraíba). Especialista em Matemática e Educação (2013). Possui graduação em Matemática pela Universidade de Pernambuco (2008). Atualmente é coordenador geral da Pós-graduação latu sensu da FACIPE. Atuou como Tutor a distância do Curso de Licenciatura em Matemática (UFPE). Atuou como coordenador geral da Pós-Graduação da Faculdade dos Guararapes onde foi professor da Escola de Negócios. É professor de Matemática na Educação Básica na Prefeitura do Recife. Tem experiência na área de Matemática e em língua inglesa.   http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K8766183D9  
 
Corpo Docente
Nome Titulação IES
Arthur Felipe da Silva Lattes: http://lattes.cnpq.br/5435590329839209   Especialista César School
Maria de Lourdes Marques de Barros Lattes: http://lattes.cnpq.br/6952202539341302 Especialista Faculdade dos Guararapes
Lucélia Karina Barbosa Tavares Lattes: :http://lattes.cnpq.br/6165597435177400 Especialista Faculdade dos Guararapes
Edson Luiz Lins Cavalcante Lattes:http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4045484A4   Especialista Universidade Católica de Pernambuco
Alba Maria Nogueira de Souza http://lattes.cnpq.br/3341921888425189   Mestre Universidade Federal de Pernambuco
  Irani Maria da Silva Oliveira Lattes: http://lattes.cnpq.br/3228027485981148 Mestre Universidade Federal de Pernambuco
Michele Pinheiro Pinheiro Rodrigues Silva Lattes: http://lattes.cnpq.br/5168986103926332   Mestre Centro Universitário dos Guararapes
Aline Cristina Pereira de Araújo Ramos Lattes: http://lattes.cnpq.br/1939807624965551   Mestre Universidade Federal de Pernambuco
Eduardo Gomes de Almeida Junior http://lattes.cnpq.br/0942343581796311   Especialista Universidade de Pernambuco
 
Centro Universitário Tiradentes
(81)3878 5151
(81) 98960-1783