V E S T I B U L A R 2019.1


Promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Essa é a missão do Nutricionista.

Entre as principais atividades do profissional formado em Nutrição estão elaborar diagnóstico nutricional dos pacientes, prescrever dietas e suplementos nutricionais para pessoas sadias ou com problemas de saúde, fazer controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios e desenvolver e avaliar produtos que possam ser utilizados na alimentação humana.

O nutricionista pode optar por trabalhar em áreas como nutrição clínica, nutrição esportiva, marketing nutricional, pesquisa e indústria alimentícia. Atua em hospitais, clínicas, indústrias de alimentos, academias, laboratórios de análise alimentar, entre outros.
A UNIT estruturou um curso superior de Nutrição para formar um profissional com diferenciais competitivos de destaque. Venha construir um futuro promissor.

Nossos Diferenciais

Mercado de Trabalho

A cidade do Recife possui o segundo maior polo médico do Brasil, o Estado de Pernambuco avança como um dos estados mais industrializados da Região Nordeste e também se destaca na prestação de serviços na área da Nutrição por ser um polo gastronômico de referência regional, o que demanda uma maior necessidade de profissionais nutricionistas ampliando dessa forma a empregabilidade aos profissionais nutricionistas.

Além de propiciar mão-de-obra qualificada para agregar ações de segurança alimentar na Região, a UNIT pretende formar profissionais que possam compreender e atender a população que apresenta problemas de saúde relacionados a desvios de boas práticas nutricionais, bem como propor novas alternativas de alimentação, através das iniciativas de pesquisa e extensão.
Estudar na UNIT, desde os primeiros semestres já é possível ir acumulando experiências por meio de estágios remunerados.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Campo de atuação

O mercado de trabalho para o profissional formado no curso de Nutrição apresenta um grande campo de atuação. Além de abrir seu próprio consultório, o nutricionista encontra oportunidades em restaurantes, padarias, lanchonetes e supermercados, na indústria alimentícia, em clínicas e hospitais.

Outro setor que está em alta para o profissional formado no curso de Nutrição é o de alimentação coletiva. Organizações Não Governamentais (ONGs) procuram por profissionais dessa área para que estes atuem em programas de combate à desnutrição. Hoje em dia há também boas oportunidades de trabalho em empresas que investem na qualidade de vida dos empregados e dispõem de restaurantes internos.

Informações

Evandro Duarte Sá,

Fábia Rossana da Silva,

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Andre Luiz de Souza Barros Mestre Horista
Evandro Duarte Sá Mestre 03/08/2009 Integral
Evelyne Gomes Solidonio Mestre Horista
Igor Felipe De Souza Doutor Horista
Jailson Oliveira da Silva Doutor Horista
Mariana Aragao Matos Donato Doutor Integral

Geral:

Desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo, sendo sua prática integrada e contínua com as demais instancias de saúde, para a tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente.

Específicos:

• Qualificar os profissionais Nutricionistas, com base em saberes específicos, que se traduzam em competências e habilidades pertinentes às suas áreas de atuação; • Promover formação teórica articulada à prática, baseada numa perspectiva que contemple os conhecimentos específicos, associado a uma formação humanística e holística; • Formar profissionais com capacidade de análise e de síntese, preparados para a solução de problemas e para a construção do conhecimento. Melhorando a percepção e fornecendo soluções para os problemas de saúde e áreas relacionadas às necessidades globais da comunidade; • Participar de investigações científicas sobre doenças e saúde e estar preparado para aplicar os resultados de pesquisas para os cuidados de saúde; • Organizar, manusear e avaliar recursos de cuidados de saúde efetiva e eficientemente; • Identificar em pacientes e em grupos populacionais as doenças e distúrbios mais prevalentes; • Realizar procedimentos adequados promovendo a investigação, prevenção, tratamento e controle de doenças e distúrbios relacionados à nutrição; • Preparar profissionais criteriosos e inovadores, capazes de analisar e compreender os padrões socioculturais do meio, interagindo e realizando intervenções pautadas na ética; • Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do ambiente; • Aplicar conhecimentos de outros aspectos de cuidados de saúde, na busca de soluções mais adequadas para os problemas clínicos no interesse do ser humano e da comunidade.