V E S T I B U L A R 2019.1

Dos traços de um projeto surgem sonhos que se concretizam tijolo por tijolo. O bacharel em Arquitetura e Urbanismo, formado pela UNIT, adquire competências para projetar e acompanhar a execução de edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, além de realizar o planejamento físico, local, urbano e regional.

Organizar espaços, considerando a estética, o conforto e a funcionalidade será o seu desafio diário. Mãos à obra! Projetos, construções e reformas te esperam.

Nossos Diferenciais

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Arquiteto é amplo e promissor, tendo em vista fatores relevantes como necessidades de habitações, construções diversas, conservação, restauração, incorporações, paisagismos e ambientação.

O setor imobiliário no Brasil dificilmente passa por crises duradouras. Mesmo nos períodos de retração econômica, quando há um número reduzido de construções, há sempre possibilidades de atuação profissional.

Hoje o profissional de Arquitetura tem um leque maior de atuação no mercado, que muitas vezes não se restringe somente à parte de construção, mas também de gestão de projetos, obras diretas e empreendimentos e design.

Há muitos arquitetos seguindo carreira política, trabalhando em ONGs, desenvolvendo pesquisas em habitação popular e prestando serviços gerais a comunidades. Além disso, estão surgindo mais vagas específicas para arquitetos em concursos públicos, o que pode também ser uma possibilidade de carreira.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

Projetar, construir ou reformar casas, prédios e edifícios são só algumas das atividades que você irá realizar. A área de edificações é a mais conhecida, mas o campo de atuação para o profissional da Arquitetura e Urbanismo é bem mais amplo.

A formação profissional da UNIT viabiliza ainda a atuação em diversas áreas, desde a preservação de patrimônios históricos até o desenvolvimento de produtos como móveis e utensílios.
Planejar as condições de acústica, temperatura e ventilação de ambientes; elaborar projetos de iluminação de grandes espaços; planejar cidades, incluindo suas ruas, parques, praças e jardins; organizar espaços internos de navios, motor home, estúdios de TV e cinema; exercer atividades de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras são algumas exemplos. Você poderá também seguir a carreira acadêmica, já pensou em ser pesquisador ou professor? A área é vasta e a escolha é sua!

  • construção civil
  • urbanização, paisagismo e ambientação
  • escritórios de arquitetura e urbanismo
  • órgãos públicos no planejamento urbano, arquitetônico e paisagístico
  • restauração de edifícios e monumentos históricos
  • empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.
  • de forma autônoma
  • em empresa própria ou prestando consultoria, dentre outros

Informações

Coordenador indisponível

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Alexsandro Roberto Clemente da Silva Mestre 10/08/2015 Horista
Carla Cassandra Torres de Barros Mestre Horista
Diogo Cavalcanti Galvão Mestre Horista
João Ribeiro de Carvalho Mestre 01/02/2016 Horista
João Ricardo Pereira da Silva Mestre Horista

Geral:

Formar profissionais no campo da arquitetura e urbanismo, conscientes da responsabilidade social e do comprometimento com o desenvolvimento regional, através do empreendedorismo, da criatividade, da prática, da crítica, da reflexão e da transformação em consonância com a realidade na qual está inserido.

Específicos:

a) Capacitar o profissional para atuar na concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo; b) Formar profissionais dotados de consciência crítica e solidez conceitual para exercer um papel social fundamental em prol das populações ainda não alcançadas pelo saber próprio do arquiteto e urbanista. c) Desenvolver trabalhos e pesquisas que envolvam conhecimentos acerca da produção da habitação popular e de outros temas de interesse. d) Desenvolver atividades de pesquisa e extensão que ampliem o campo de conhecimento e ampliem técnicas construtivas e outros saberes locais e regionais; e) Utilizar tecnologias que atendam as necessidades sociais, culturais, estéticas, e econômicas da comunidade. f) Propiciar a aquisição de conhecimentos universais e conhecimentos específicos no campo da arquitetura e urbanismo; g) Desenvolver a consciência da responsabilidade ecológica, do desenvolvimento sustentável e da promoção da conservação do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico; h) Estimular a criatividade, a auto-gestão e à flexibilidade, tornando os discentes aptos a se adequar às inconstâncias do mercado de trabalho, preservando os princípios éticos e legais. i) Produzir um espaço de debate e ação em relação ao espaço arquitetônico e urbano construído no estado de Alagoas desenvolvendo nos alunos a capacidade de intervir tecnicamente na construção desses espaços. j) Implantar e organizar atividades relativas à arquitetura e urbanismo visando ao desenvolvimento de uma massa crítica na sociedade para fazer face aos inúmeros desafios do Estado de Pernambuco; k) Suprir a carência por profissionais em áreas pouco usuais de atuação mas de competência do arquiteto e urbanista, tais como infraestrutura, construção civil, topografia, tráfego e meio ambiente.