V E S T I B U L A R 2019.1

Dos traços de um projeto surgem sonhos que se concretizam tijolo por tijolo. O bacharel em Arquitetura e Urbanismo, formado pela UNIT, adquire competências para projetar e acompanhar a execução de edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores, além de realizar o planejamento físico, local, urbano e regional.

Organizar espaços, considerando a estética, o conforto e a funcionalidade será o seu desafio diário. Mãos à obra! Projetos, construções e reformas te esperam.

Nossos Diferenciais

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Arquiteto é amplo e promissor, tendo em vista fatores relevantes como necessidades de habitações, construções diversas, conservação, restauração, incorporações, paisagismos e ambientação.

O setor imobiliário no Brasil dificilmente passa por crises duradouras. Mesmo nos períodos de retração econômica, quando há um número reduzido de construções, há sempre possibilidades de atuação profissional.

Hoje o profissional de Arquitetura tem um leque maior de atuação no mercado, que muitas vezes não se restringe somente à parte de construção, mas também de gestão de projetos, obras diretas e empreendimentos e design.

Há muitos arquitetos seguindo carreira política, trabalhando em ONGs, desenvolvendo pesquisas em habitação popular e prestando serviços gerais a comunidades. Além disso, estão surgindo mais vagas específicas para arquitetos em concursos públicos, o que pode também ser uma possibilidade de carreira.

Estudar na Unit é estar à frente do seu tempo e almejar um futuro de muitas conquistas.

Área de Atuação

Projetar, construir ou reformar casas, prédios e edifícios são só algumas das atividades que você irá realizar. A área de edificações é a mais conhecida, mas o campo de atuação para o profissional da Arquitetura e Urbanismo é bem mais amplo.

A formação profissional da UNIT viabiliza ainda a atuação em diversas áreas, desde a preservação de patrimônios históricos até o desenvolvimento de produtos como móveis e utensílios.
Planejar as condições de acústica, temperatura e ventilação de ambientes; elaborar projetos de iluminação de grandes espaços; planejar cidades, incluindo suas ruas, parques, praças e jardins; organizar espaços internos de navios, motor home, estúdios de TV e cinema; exercer atividades de consultoria, assessoria e gerenciamento de obras são algumas exemplos. Você poderá também seguir a carreira acadêmica, já pensou em ser pesquisador ou professor? A área é vasta e a escolha é sua!

  • construção civil
  • urbanização, paisagismo e ambientação
  • escritórios de arquitetura e urbanismo
  • órgãos públicos no planejamento urbano, arquitetônico e paisagístico
  • restauração de edifícios e monumentos históricos
  • empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica.
  • de forma autônoma
  • em empresa própria ou prestando consultoria, dentre outros

Informações

Adriana Maria Monteiro Passos, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e professora desta instituição, a UNIT, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, em 1987, Mestre em Engenharia Civil pela UNICAP, em 2013, Especialista em Arquitetura Brasileira pela FAUPE, em 1997, atuando também como arquiteta em projetos de Arquitetura, Arquitetura de interiores residencial e comercial, reformas e consultoria, ao longo destes 30 anos de profissão. Possui mais de 26 anos de experiência com atividades acadêmicas, e até hoje leciona em Instituições de ensino superior - IES, tanto em graduações como em pós-graduações nos cursos de Arquitetura Urbanismo e Engenharias, em Instituições privadas e públicas, como professora substituta na UFRPE na área de plástica, projeto, projeto de interiores, expressão gráfica, materiais de construções e trabalhos de conclusão de curso.

Docente
Titulação Ingresso Regime Disciplinas Lattes
Adriana Maria Ferreira Coutinho Mestre Integral
Adriana Maria Monteiro Passos Mestre 09/02/2015 Parcial
Alexsandro Roberto Clemente da Silva Mestre 10/08/2015 Horista
Carla Cassandra Torres de Barros Mestre Horista
Diogo Cavalcanti Galvão Mestre Horista
Fernando Pontual de Souza Leao Junior Doutor Horista
João Ribeiro de Carvalho Mestre 01/02/2016 Horista
João Ricardo Pereira da Silva Mestre Horista
José Wilton Chaves Fonseca Especialista Horista
Liliane Lima Sampaio Mestre 01/03/2016 Horista

Geral:

Formar profissionais no campo da arquitetura e urbanismo, conscientes da responsabilidade social e do comprometimento com o desenvolvimento regional, através do empreendedorismo, da criatividade, da prática, da crítica, da reflexão e da transformação em consonância com a realidade na qual está inserido.

Específicos:

a) Capacitar o profissional para atuar na concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo; b) Formar profissionais dotados de consciência crítica e solidez conceitual para exercer um papel social fundamental em prol das populações ainda não alcançadas pelo saber próprio do arquiteto e urbanista. c) Desenvolver trabalhos e pesquisas que envolvam conhecimentos acerca da produção da habitação popular e de outros temas de interesse. d) Desenvolver atividades de pesquisa e extensão que ampliem o campo de conhecimento e ampliem técnicas construtivas e outros saberes locais e regionais; e) Utilizar tecnologias que atendam as necessidades sociais, culturais, estéticas, e econômicas da comunidade. f) Propiciar a aquisição de conhecimentos universais e conhecimentos específicos no campo da arquitetura e urbanismo; g) Desenvolver a consciência da responsabilidade ecológica, do desenvolvimento sustentável e da promoção da conservação do patrimônio arquitetônico, urbanístico e paisagístico; h) Estimular a criatividade, a auto-gestão e à flexibilidade, tornando os discentes aptos a se adequar às inconstâncias do mercado de trabalho, preservando os princípios éticos e legais. i) Produzir um espaço de debate e ação em relação ao espaço arquitetônico e urbano construído no estado de Alagoas desenvolvendo nos alunos a capacidade de intervir tecnicamente na construção desses espaços. j) Implantar e organizar atividades relativas à arquitetura e urbanismo visando ao desenvolvimento de uma massa crítica na sociedade para fazer face aos inúmeros desafios do Estado de Pernambuco; k) Suprir a carência por profissionais em áreas pouco usuais de atuação mas de competência do arquiteto e urbanista, tais como infraestrutura, construção civil, topografia, tráfego e meio ambiente.