ESTUDE NA UNIT
MENU

Setembro Amarelo - Unit promove mesas temáticas sobre saúde mental

A semana contou com convidados especialistas no assunto em alusão ao Setembro Amarelo

às 21h18
Compartilhe:

Nos últimos dias 17 e 18 de setembro, o Centro Universitário Tiradentes de Pernambuco promoveu debates, através de palestrantes convidados, sobre saúde mental. O evento aconteceu no auditório da unidade Caxangá II e trouxe temas como “O luto e a prevenção ao suicídio” e “Setembro Amarelo: ouvir, conhecer, para ajudar”.

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de falar com especialistas sobre temáticas atuais e importantes para promoção da saúde mental. Entre os convidados estavam Mireilly Moura, Mestra em Avaliação em Saúde e Psicóloga Hospitalar; Vanessa Eletheiro, Dra. em Psicologia; Gisele Miranda, psicóloga hospitalar e Debhora Isis, enfermeira. Além disso, membros do Centro de Valorização da Vida (CVV) falaram sobre o papel deles no suporte através dos canais de atendimento e divulgaram o número 188.

A mediação ficou por conta do aluno do curso de Psicologia João Vítor Costa, que também desenvolveu recentemente um trabalho acadêmico com a temática do suicídio. Para João, foi muito importante sua participação no processo de mediação e a promoção do evento como um todo, “levar à outras áreas de estudos como a Enfermagem, que também estava presente no evento, fazer parceira também com outras áreas como Nutrição e Fisioterapia e falar sobre a reflexão necessária que se deve ter para com a causa do combate ao comportamento suicida foi de suma importância. Isso contribui e propaga do tema (Suicídio) que é tão importante ser comentado e ainda sim, ao mesmo tempo, é colocado como tabu social na prática profissional, estudantil e como um todo”.

Outra participante ativa do evento foi a aluna do curso de Enfermagem Antônia Nascimento, que também trabalha a temática da prevenção ao suicídio de forma ativa na perspectiva da área de saúde. Segundo Antônia é muito importante eventos como esse, “É de uma importância imensurável a instituição promover esse evento, visto que a depressão, suicídio, tristeza, ansiedade é uma doença multifatorial que atinge várias pessoas inclusive os profissionais de saúde, onde dados tem comprovado que vários fatores tem contribuído para o risco eminente da tentativa de suicídio. Um importante alerta de cuidado e de acolhimento com seus universitários”.

Compartilhe: